A vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa (Novo), fez um discurso carregado de emoção durante o 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher, nesta segunda-feira (8), ao afirmar que uma “maca” não a define. A fala faz referência ao episódio em que o prefeito Abilio Brunini (PL) encontrou, durante uma vistoria na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), uma maca na antessala utilizada por Vânia, pouco depois dela ser exonerada do comando da pasta.
Leia também:
Vice chama PM durante vistoria na Semob; Abilio nega violência de gênero e encontra até maca em ‘camarim’ de Vânia – veja
Sem citar diretamente personagens da polêmica, Vânia disse que sua trajetória não pode ser reduzida a um objeto ou a episódios isolados. “É uma honra olhar a minha história e ver essa construção que hoje, às vezes, é pejorada, é jogada por uma simples maca. Isso não me define e nunca vai me definir. Nunca”, afirmou, destacando ainda que busca diariamente em Deus equilíbrio e discernimento para seguir no exercício da vida pública.
O contexto da declaração remete ao embate político que se arrastou nas últimas semanas. Vânia foi afastada da Semob após conflitos com vereadores e com a presidente da Câmara, Paula Calil (PL). A exoneração culminou na vistoria de Abilio à secretaria, quando ele entrou na antessala utilizada pela vice-prefeita e encontrou objetos pessoais, um espelho, maquiagem e a maca, segundo assessores adquirida por Vânia com recursos próprios e usada para se arrumar antes de reuniões e gravações de vídeos.
O episódio ganhou repercussão após ela acionar a Polícia Militar para acompanhar a vistoria, medida que Abilio classificou como desnecessária, alegando não ter cometido qualquer tipo de violência.
Em defesa de sua imagem, o prefeito publicou vídeos e registros internos da secretaria, argumentando que sua ida ao local foi transparente e dentro da legalidade. Já Vânia, ao discursar sobre a efemeridade do tempo e as marcas que cada trajetória deixa, ressaltou que sua história é marcada por construções, desconstruções e superações, e que não será diminuída por episódios que tentem ridicularizar sua atuação.
“O que a gente vai deixar de conquista? O tempo é breve, e nós mulheres sabemos as dores que passamos. Mas o que me define é a luta, a coragem e a construção de uma história”, concluiu.
Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)