Início GERAL Abílio prepara fusão das secretarias de Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Abílio prepara fusão das secretarias de Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico


Prefeito Abilio Brunini

A Prefeitura de Cuiabá deve oficializar nos próximos dias a terceira fusão de secretarias em menos de um mês, segundo anúncio feito pelo prefeito Abílio Brunini (PL). A nova proposta, que será encaminhada ainda esta semana à Câmara Municipal, prevê a unificação sistêmica das secretarias de Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Segundo o gestor municipal, a nova fusão faz parte do plano de reestruturação administrativa adotado pela atual gestão para reduzir gastos e otimizar a máquina pública.
“Estamos compatibilizando a parte sistêmica das secretarias. Quando unificamos contratos como os de veículos, copiadoras ou sistemas, conseguimos economizar e tornar a gestão mais eficiente”, explicou Abílio.
A medida se soma às fusões já aprovadas: a primeira entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, e a segunda entre Educação, Esporte e Cultura, que, inclusive, provocou reações internas e ainda está sob avaliação.
Segundo o prefeito, o novo modelo da Educação será testado ao longo de 2025, mas pode não ser mantido em 2026.
“Educação, Cultura e Esporte é um laboratório. Vamos experimentar esse ano, mas não sabemos se continua no ano que vem”, afirmou.
Insatisfação nos bastidores
A unificação das secretarias ligadas à educação gerou desconforto entre os titulares das pastas, que demonstraram preocupação com a perda de autonomia.
Os secretários Amauri Monge (Educação), Jefferson Neves (Esporte) e Johnny Everson (Cultura) participaram de uma reunião com o prefeito nesta semana para debater ajustes no modelo.
Apesar de a proposta manter os três secretários no comando, a nova estrutura concentra contratos, logística e operações administrativas em um núcleo único.
Economia e estrutura compartilhada
Segundo estimativas da Prefeitura, a unificação sistêmica entre Educação, Esporte e Cultura poderá gerar uma economia de até R$ 4 milhões até o fim de 2025, com a eliminação de contratos duplicados e serviços redundantes. A gestão de recursos como locação de impressoras, frota de veículos e serviços terceirizados passará a ser centralizada.
Apesar da fusão administrativa, Abílio garantiu que as políticas públicas e os orçamentos de cada área seguirão independentes.
“Os titulares continuam à frente de suas funções, mas agora com mais sinergia e menos burocracia. Projetos de esporte e cultura, que antes dependiam da Secretaria de Economia, agora poderão ser executados com apoio técnico da Educação”, explicou.
Nova proposta segue para a Câmara
A próxima fusão, envolvendo Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, deve seguir o mesmo modelo, com concentração de contratos e redução de custos, mas mantendo a atuação setorial.
A nova proposta será protocolada nos próximos dias e pode ser votada ainda neste mês pela Câmara de Vereadores.
A atual fase de reestruturação, segundo o prefeito, é resultado de um diagnóstico feito nos primeiros seis meses da gestão. “Agora, no segundo semestre, estamos fazendo os cortes necessários, de forma mais incisiva e direta”, concluiu.
O modelo de fusões segue sob análise técnica e política, e Abílio não descarta novas alterações até o fim de seu mandato. A permanência das mudanças, contudo, dependerá da efetividade financeira e administrativa comprovada ao longo dos próximos meses.





FONTE

Google search engine