Início GERAL Vereadores analisam mais fusões. Felipe faz interlocução

Vereadores analisam mais fusões. Felipe faz interlocução


Divulgação

O ex-vereador Felipe Correa (PL) é o novo interlocutor do prefeito Abílio Brunini com as bancadas na Câmara Municipal de Cuiabá

Os vereadores cuiabanos devem chancelar novamente a vontade do prefeito Abílio Brunini (PL) de promover uma nova minirreforma, com a fusão de novas secretarias, visando, segundo ele, reduzir despesas no Palácio Alencastro, bem como aproximar o Executivo do Legislativo.

Mesmo com a presença, enquanto prefeito, na grande maioria das sessões ordinárias, existe uma distância muito grande entre os secretários municipais e presidentes de órgãos em relação aos vereadores.

Leia também:

Câmara de Cuiabá corta despesas em contratos de carros e telefone

“A falta de retorno é grande e vai acabar causando problemas ao prefeito, principalmente pela falta de interlocução de seu líder”, disse um vereador da base aliada, que reconhece as dificuldades da grande maioria dos auxiliares do prefeito Abílio Brunini no trato com os vereadores.

Isso contrasta com a própria postura do chefe do Executivo Municipal, que, reiteradamente, em suas entrevistas à imprensa, reafirma que a ordem é para que “os secretários devem ter a iniciativa de procurar os vereadores com suas metas e ações e ouvir reclamações e analisar todas elas dando retorno e dentro do possível a solução”.

A chegada no staff de Felipe Corrêa (PL), que já exerceu, por mais de uma vez, de forma intercalada, o mandato de vereador, deve facilitar a relação entre Executivo e Legislativo e, principalmente, aparar arestas.

“Estou aguardando o prefeito definir as prioridades para que possamos sentar com os demais secretários e com os vereadores, para que haja uma maior fluidez no trato entre Poderes. Até porque o prefeito já foi vereador, respeita o trabalho de todos eles, independentemente de ideologia partidária. Ainda mais quando o interesse maior é atender a população e Cuiabá”, declarou Corrêa.

Em que pese ser um novato, o novo interlocutor de Abílio tem bom trânsito com os vereadores e terá o papel de facilitar respostas aos anseios dos representantes da população junto ao Poder Legislativo Municipal.

“O retorno tem sua importância, tanto quanto o atendimento do pedido, e a presença de Felipe Corrêa vai nos ajudar no trato com todos os vereadores, sem distinção de posição ideológica”, explicouo Abílio Brunini (PL).

Aos poucos, ele está fazendo sua reforma administrativa, que consiste em enxugar gastos, cortar despesas e melhorar as receitas para equilibrar as finanças e poder executar o que planeja para melhorar a vida das pessoas em Cuiabá.

Após promover a fusão das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, visando enxugar gastos, mantendo o status de secretaria para essas pastas, mas com apenas uma área administrativa, uma área jurídica e um financeira, o que acabou provocando desgastes ao Executivo dentro do próprio Legislativo Municipal em relação à vereadora Michelly Alencar (UB), agora será a vez da criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (STDA), que surge a partir da fusão das secretarias de Agricultura e Trabalho com as pastas de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Decidido a otimizar o funcionamento da Administração Municipal como um todo, cortando gastos e enxugando despesas, até mesmo as obrigatórias, o prefeito reafirma que as fusões tem como objetivo maior a economicidade, mas sem perder foco nas atribuições dessas áreas e disparou: “Todo e qualquer turismo traz dividendos, rendimentos, recursos para o município, para Mato Grosso. Mas o turismo de negócio tem uma amplitude ainda maior, o que justificaria a unificação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, justificou Abílio.

A medida, segundo o prefeito, busca otimizar recursos públicos, reduzir custos e tornar a gestão mais eficiente, sem ampliar despesas ou criar novos cargos comissionados. A proposta foi encaminhada para a apreciação da Câmara Municipal.

A SDTA terá como responsabilidade formular, coordenar e executar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, o fomento à indústria, comércio e serviços, além da promoção do turismo.

Também ficará a cargo da nova secretaria a execução de ações voltadas ao desenvolvimento rural, agricultura familiar, abastecimento, geração de emprego e renda, e capacitação profissional.

“A reestruturação proposta não visa à criação de novas estruturas, mas sim à reorganização inteligente e à otimização das existentes. Os recursos humanos, materiais e financeiros que hoje se encontram dispersos em duas pastas serão realocados e geridos de forma centralizada, sem que haja a necessidade de novas contratações ou de ampliação do custeio”, reforçou Abilio.

Essa é a terceira fusão anunciada pelo Executivo. Na primeira, juntou as pastas do Esporte e Lazer com a Cultura e Educação; outra fusão foi a Mobilidade Urbana com a Segurança Pública.

Com essas três junções, o município tem previsão economizar em torno de R$ 15 milhões.

“Agora o pulo do gato vai ser ele (Abílio) demonstrar que é possível reduzir a estrutura física, mantendo o mesmo número de servidores, até mesmo com redução de cargos comissionados, mas que terão trabalho em dobro, já que todas essas pastas terão a mesma estrutura administrativa, jurídica e a mesma estrutura econômica e financeira, portanto, terão que trabalhar mais e, muito provavelmente, sem ter os salários melhorados”, disse uma fonte do DIÁRIO.





FONTE

Google search engine