A vice-prefeita de Cuiabá, Coronal Vania Rosa (Novo), assumirá o comando do Executivo municipal por 15 dias com o afastamento temporário do prefeito Abilio Brunini (PL) por conta de uma viagem para os Emirados Árabes e China. Em entrevista, ela se comprometeu a dar continuidade ao trabalho da gestão, mas disse que é “impossível fazer milagre” nesse período.
Leia também
PM aposentado que fazia segurança de lobista de esquema de venda de sentenças é preso em operação da PF
“Pode esperar continuidade de uma gestão. Em 15 dias não se faz milagre. Temos que continuar e tentar trazer o que for melhor, aprimorar e ver o que o prefeito tem feito para poder somar ao retorno dele”, declarou.
Questionada sobre estratégias específicas para o período, Vania Rosa afirmou que não há um plano novo, mas que a administração segue seu curso. Ela destacou, no entanto, que pode aproveitar o momento para realizar uma coleta de dados em várias secretarias, com o objetivo de aprimorar políticas públicas para o retorno de Abilio.
Já sobre sua autonomia para tomar decisões, a vice-prefeita foi enfática e disse que não recebeu ordens do prefeito de como ela deve agir. “Eu sou uma pessoa única, não estou aqui como fantoche. Mas eu também tenho muita consciência do que é possível ou não durante 15 dias de gestão”.
A posse de Vania Rosa ocorre quase dois meses após um conflito público entre ela e o prefeito. Na ocasião, a confusão foi parar na delegacia com registro de boletim de ocorrência.
No momento atual, entretanto, o clima aparenta ser de tranquilidade. Vania confirmou que Brunini conversou com ela antes da partida, mas sem dar orientações específicas sobre como agir. Ao ser questionada sobre a declaração do prefeito de que o relacionamento entre os dois atualmente “é bom”, ela disse que o foco é o município.
“É uma autonomia do prefeito, eu estar ou não nesse momento. Ele verificou que foi compatível com as circunstâncias. Esse ‘ser bom’ é bastante pessoal e a gente não está aqui para levar para o coração. Estamos aqui para administrar a gestão do município. O eleitor não espera que eu esteja bem ou mal, ele espera produtos e serviços”, finalizou.
A policial comandará o Executivo enquanto Abilio participa da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025APCS) & Fórum de Prefeitos, que acontecerá de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O gestor também foi convidado a participar junto ao Governo do Estado da comitiva para a China International Import Expo (CIIE 2025), de 5 a 10 de novembro, uma das maiores feiras de importação e exportação do mundo. A viagem proporcionará contato direto com fundos soberanos, líderes do setor agroalimentar e representantes de segurança alimentar nos Emirados Árabes e chineses.
FONTE





