Início GERAL Câmara propõe comissão para viajar aos Emirados e à China

Câmara propõe comissão para viajar aos Emirados e à China


Gilberto Alves – Secom-AL

A presidente da Câmara, Paula Calil (PL), propôs formar comissão para ir a Dubai e a Xangai

A Câmara Municipal de Cuiabá analisa o Projeto de Resolução nº 37/2025, que propõe a criação de uma Comissão Temporária de Representação para acompanhar o prefeito Abílio Brunini (PL) em eventos internacionais, nos Emirados Árabes Unidos e na China.

O texto, de autoria da Mesa Diretora, define o custeio das passagens aéreas dos vereadores pela própria Câmara, desde que previamente autorizads e dentro das dotações orçamentárias vigentes.

A proposta não detalha valores nem inclui diárias, hospedagem ou alimentação.

Leia também:

Prefeito “não precisa” do dinheiro de Lula, mas já admite calamidade

A proposta foi apresentada pela presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), e conta com apoio das vereadoras Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União Brasil), Katiuscia Manteli (PSB) e Dra. Mara (Podemos).

Caso seja aprovada, a comissão será formada pelos vereadores Eduardo Magalhães (do Republicanos, como presidente) e Demilson Nogueira (do PP, membro).

O projeto prevê que os parlamentares integrem a comitiva oficial do Município de Cuiabá, que acompanhará o prefeito Abílio Brunini em duas agendas internacionais voltadas à inovação, sustentabilidade e atração de investimentos.

O primeiro compromisso será a Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico 2025 (APCS), marcada para 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O segundo será a China International Import Expo (CIIE 2025), entre 5 e 10 de novembro, em Xangai, considerada uma das maiores feiras de comércio e investimentos do mundo.

O prefeito de Cuiabá é um dos 15 brasileiros convidados oficialmente para participar da cúpula mundial, que reunirá lideranças globais e gestores municipais para discutir cidades inteligentes, inovação e cooperação internacional.

O convite foi assinado pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City Dubai, Reem Al Hashimy, e reconhece o papel de Cuiabá e Mato Grosso como protagonistas em inovação e atração de investimentos.

As passagens de Abílio serão custadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, que também coordena a logística da delegação brasileira.

“Esse convite reforça que Cuiabá vive um novo momento, de se abrir para o mundo e se consolidar como um polo estratégico para investimentos. Nessa viagem é possível fechar parcerias em infraestrutura, logística e agroindústria”, destacou o prefeito.

Ele estará acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, que informou que a gestão trabalha na criação da Invest Cuiabá, uma agência dedicada à atração de novos negócios e desburocratização de processos.

PAPEL INSTITUCIONAL – A justificativa do projeto da Câmara de Cuiabá sustenta que a presença dos vereadores na comitiva reforça “o papel institucional e diplomático” da Câmara de Cuiabá, aproximando o Legislativo das principais pautas globais sobre sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

“Os temas abordados, como cidades inteligentes, sustentabilidade e cooperação internacional, estão diretamente ligados ao futuro da Capital. A participação da Câmara reafirma o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento e a inovação”, cita o texto.

Caso o projeto seja aprovado, os vereadores designados deverão apresentar, em até 15 dias após o retorno dos eventos, um relatório detalhado das atividades desenvolvidas nas missões, que será debatido em plenário.

A proposta, segundo o Legislativo, “marca um passo inédito na diplomacia institucional de Cuiabá, colocando Legislativo e Executivo lado a lado em agendas internacionais voltadas à atração de investimentos e à promoção da cidade no cenário global”.





FONTE

Google search engine