Início GERAL Quinto caso de sarampo é confirmado em cidade no interior de MT

Quinto caso de sarampo é confirmado em cidade no interior de MT



A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou o quinto caso de sarampo em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), onde foram confirmados todos os outros casos da doença no estado. A Prefeitura Municipal confirmou que a paciente de 24 anos não tem histórico de vacinação.

Leia mais:
Quatro faccionados são presos após tentativa de homicídio contra membro do PCC

Nos últimos meses vários casos de suspeita de sarampo foram notificados em Mato Grosso, contudo, apenas cinco foram confirmados, segundo a SES, todos em Primavera do Leste.

Várzea Grande teve uma confirmação no início do mês, porém, após a realização de exames complementares o diagnóstico de sarampo foi descartado.

Os primeiros pacientes confirmados com sarampo em Primavera do Leste faziam parte do mesmo núcleo familiar. Este não seria o caso da 5ª paciente, que teve contato com viajantes.

O Município tem realizado campanhas de vacinação, inclusive com pontos itinerantes, para incentivar a população a se proteger.

Leia a nota da Prefeitura de Primavera do Leste na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação do 5º caso de sarampo em Primavera do Leste. Trata-se de uma mulher de 24 anos, com resultados laboratoriais positivos para a doença (sorologia e biologia molecular).

A paciente não possuía histórico de vacinação e teve contato com viajantes. O caso foi identificado em tempo oportuno, e a paciente foi devidamente orientada quanto ao isolamento durante o período de transmissão, que encerra-se nesta data.

A equipe de Vigilância Epidemiológica realizou todas as medidas de bloqueio e monitoramento necessárias, incluindo a comunicação à família e rastreamento de contatos próximos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a dupla ou tríplice viral, disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde orienta a população a manter a caderneta de vacinação atualizada e procurar a unidade mais próxima para receber as doses de proteção.



FONTE

Google search engine