Início GERAL Autismo ou transição energética? Estudantes cuiabanos ‘especulam’ possíveis temas antes de entrar...

Autismo ou transição energética? Estudantes cuiabanos ‘especulam’ possíveis temas antes de entrar para fazer Enem



Chegou o tão esperado dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estudantes que se prepararam durante toda a vida escolar até aqui chegaram cedo na porta dos locais de prova para evitar virarem “meme” de atrasados do Enem. Neste domingo (9) acontece a tão temida redação e Olhar Direto foi às ruas ouvir quais são os palpites do tema desta edição.
 
Leia também:
IBGE consolida Sinop como maior polo educacional do Norte de Mato Grosso
 
O estudante Cainan Felipe, de 20 anos, faz em 2025 a prova pela segunda vez. No ano passado, estreou apenas para treinar seus conhecimentos. Ele conta que, observando o aumento de pessoas autistas em seu redor, aposta que esse pode ser o tema da redação neste ano.
 
“[Acredito que seja] autismo. Não vi muitas pessoas falado sobre isso. Por experiência própria, as pessoas estão sando mais o colar e [o tema] está em alta”, opinou.
 
Já Isabelle Victória, de 18 anos, tem outra “aposta” para fazer. “Acho que vai ser sobre moradores de rua ou indígenas”, opina. A estudante diz que temas como política e sociologia são os que mais lhe interessam e, por isso, quer cursar relações internacionais.
 
Já o estudante Maicon mira o curso de Ciências Contábeis. Às vésperas da COP 30, realizada este ano em Belém do Pará, o ‘vestibulando’ acredita que a redação possa abordar a questão ambienta. “Dentro do que a gente acompanha, [acredito que o tema seja] transição energética, mas se não for, a gente está preparado”, garantiu.  



FONTE

Google search engine