O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), participou nesta terça-feira (9), em Curitiba, da inauguração do Bonde Urbano Digital (BUD) e afirmou que pretende implantar o modal na capital mato-grossense.
Leia também:
Flávia Moretti não vê motivos para resistência de vereadores à concessão do DAE: ‘todos querem acabar com esse sofrimento’
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele apresentou as características do veículo, defendeu sua adoção como alternativa ao transporte público local e informou que uma equipe técnica do BUD estará em Cuiabá na quinta-feira (11) para discutir o projeto com representantes do governo do Estado.
A visita ocorre em meio ao debate que há 11 anos se arrasta em Mato Grosso sobre a implantação de um novo modal. O Estado iniciou as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, posteriormente, migrou para o BRT, opção criticada por Abilio, que busca uma alternativa mais moderna.
“Nós estamos aqui em Curitiba, no lançamento do BUD, Bonde Urbano Digital. Olha só esse veículo aqui, ele é um veículo 100% elétrico, ele está com três vagões (…) e você vai perceber que na via não tem nada. Não tem um trilho, não tem nada. Ele é simplesmente direcionado pela sinalização de solo e pelo condutor”, disse.
Abilio ressaltou que o veículo opera na mesma pista utilizada pelos carros e possui cabines de direção nas duas extremidades, permitindo operação bidirecional. Dentro do bonde, ele comparou o ambiente ao de um VLT, porém com características de ônibus.
“Igual um VLT, bem parecido, só que com características de transporte público”, afirmou.
Ao conversar com um responsável pelo projeto em Curitiba, o prefeito destacou a rápida implementação do sistema. No diálogo, o gestor explica que o projeto piloto demorou em torno de dois anos desde as negociações, mas para implementar foram cinco meses.
O prefeito então reforçou que a instalação é barata e depende apenas de infraestrutura viária adequada.
“Você só precisa ter uma pista boa, sem buracos, certinha, e já implementa o veículo para funcionar”, comentou.
Segundo o técnico, o BUD não requer trilhos, grandes obras ou estruturas fixas, e possui salão amplo, piso baixo, ar-condicionado, isolamento acústico e capacidade expressiva de passageiros. Abilio ainda destacou o fato de o veículo operar em parte do trajeto de forma autônoma.
“É outro tipo de veículo, não é igual ao ônibus, não é igual ao BRT. Tem outro conforto, outra comodidade e outra eficiência”, disse.
O prefeito afirmou que já iniciou tratativas com o governador Mauro Mendes (União) e o vice Otaviano Pivetta (Republicanos) sobre o modelo.
“Estamos conversando com o governador do Estado de Mato Grosso, passando para o governador Otaviano Pivetta. (…) Eu sei que dia 11 agora vocês estarão em Cuiabá para conversar com o governo do Estado”, afirmou.
Vídeo
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Abilio Brunini (@abiliobrunini)





