Os médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) programaram para esta segunda-feira (29/12) um novo procedimento. O objetivo é bloquear o nervo frênico esquerdo para tentar conter as crises de soluço. Ele está internado no Hospital DF Star, em Brasília (DF), desde a véspera de Natal, e se recupera de uma cirurgia, realizada no dia 25/12, para tratar um herniorrafia inguinal bilateral.
Diante da persistência dos soluços e dos novos procedimentos realizados para além da cirurgia, a previsão é que Bolsonaro passe a virada de ano internado. A possibilidade de uma nova intervenção médica foi divulgada no sábado (27/12), após ele ser submetido ao bloqueio anestésico do mesmo nervo, mas do lado direito. Como os sintomas continuaram, os médicos confirmaram a realização do novo procedimento nesta segunda, em boletim divulgado na tarde deste domingo.
“Para amanhã (29, segunda-feira), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados. O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos Bolsonaro faz novo procedimento e passará ano-novo hospitalizado”, diz trecho do boletim.
Soluços recorrentes
- Jair Bolsonaro sofre com soluços, segundo a família, há pelo menos 9 meses.
- Em julho, o ex-presidente anunciou que ficaria de “repouso absoluto” durante todo o mês, além de suspender a agenda política por causa dos soluços”.
- Decisão foi tomada sob orientação da equipe médica que também considerou uma série de problemas de saúde.
- Nos últimos eventos públicos que participou, antes da prisão, Bolsonaro reafirmou que os problemas de saúde têm relação com a facada que ele levou durante a campanha eleitoral nas eleições de 2018.
Em manifestação nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu orações e relatou que o marido não passou a noite bem, em decorrência da nova crise de soluços
“Ontem foi realizado o procedimento anestésico no nervo frênico direito, e o do lado esquerdo está programado para segunda-feira. Jair não teve uma noite boa; apresentou uma nova crise de soluços iniciada por volta das 23h, que permaneceu até as 11h20 da manhã, sem pausas, o que lhe causou grande exaustão e elevação da pressão arterial”, escreveu ela.
Procedimento
O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção, com aplicação de anestesia. O efeito do anestésico dura de 12h a 18h, segundo os médicos. Após a intervenção, Bolsonaro vai ficar internado para observação e acompanhamento da evolução do quadro.
O ex-presidente foi internado com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para realizar uma cirurgia de correção de uma hérnia inguinal bilateral. A liberação foi baseada em uma perícia da Polícia Federal (PF), a pedido da defesa do ex-presidente. A equipe médica do hospital informou que a cirurgia ocorreu dentro do previsto.
Prisão
Bolsonaro cumpriu prisão domiciliar de 4 de agosto deste ano até o dia 21 de novembro. No entanto, após uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, Moraes determinou que o ex-presidente cumprisse prisão preventiva na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília.
No dia 25 de novembro, o STF determinou o trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso) para o ex-presidente e outros réus do núcleo 1 da trama golpista. Desde então, ele cumpre a pena a que foi condenado: 27 anos e 3 meses de prisão.
Bolsonaro foi considerado o líder da organização criminosa que orquestrou o ataque à democracia e condenado pelos crimes de: organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.








