Início NACIONAL Presidente da Câmara destaca legado de Jungmann: “Ficam as lições”

Presidente da Câmara destaca legado de Jungmann: “Ficam as lições”


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lamentou neste domingo (18/1) a morte do ex-deputado e ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann.

Em uma rede social, Motta relembrou uma homenagem concedida pela Casa a Jungmann em dezembro passado e fez elogios à trajetória política do ex-parlamentar.

“Ainda em dezembro, em nome da Câmara dos Deputados, concedi a Jungmann uma moção de louvor. Foi um reconhecimento da sua trajetória pública, de serviço prestado ao país”, disse.

“Ficam as lições sobre diálogo, construção de pontes e respeito institucional. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus os conforte neste difícil momento”, acrescentou Hugo Motta.

Natural do Recife (PE), Raul Jungmann foi chefe das pastas da Defesa e da Segurança no governo Michel Temer (MDB). Antes, já havia ocupado os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Política Fundiária, na gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ele foi deputado federal por três mandatos e também ocupou uma cadeira na Câmara Municipal do Recife. Raul Jungmann presidia o Instituto Brasileiro de Mineração desde 2022.  Jungmann estava internado no hospital DF Star, na capital federal, e fazia tratamento contra um câncer.

Além de Motta, outros políticos e autoridades fizeram homenagens ao ex-ministro da Segurança. O ex-presidente Michel Temer (MDB) firmou que o pernambucano foi um “brasileiro que soube servir ao país”.

“Por onde passou deixou sua marca. Fosse como ministro da Reforma Agrária, ministro da Defesa e Segurança Pública, fosse como grande parlamentar. Tristeza no plano cívico, saudades no plano pessoal. Descanse em paz, Raul”, disse.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), que foi colega de mandato de Jungmann, descreveu o ex-ministro como uma pessoa “atuante” e com “capacidade e dedicação específicas na área de segurança”.

“Aberto às ideias, respeitado e um legítimo democrata. Meus sentimentos junto aos familiares e amigos próximos”, escreveu.

O senador e ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) publicou uma foto com o ex-ministro e afirmou que o “Brasil perdeu um dos maiores pensadores e formuladores da nação”.

“Eu perco um amigo muito estimado com quem tive o privilégio de tocar muitas lutas meritórias. Que Deus o tenha em sua infinita generosidade”, disse.



FONTE

Google search engine