Após anunciar, na noite desta terça-feira (27/1), a saída do União Brasil e entrada no PSD, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, publicou uma carta aberta ao presidente de sua antiga legenda, Antônio Rueda. O goiano agradeceu pela passagem na sigla, disse que vai para o PSD para dar um passo adiante e, de quebra, pediu apoio de cada integrante do União.
A questão é que a saída de Caiado do partido que ajudou a fundar em 2022, fruto da fusão entre DEM (antigo PFL) e o PSL (partido que levou Bolsonaro à vitória em 2018), se deu justamente por divergências internas. O governador vinha enfrentando resistências para levar adiante a pré-candidatura à Presidência da República. O PP, federado com o União Brasil, resistia a manter o nome de Caiado na disputa.
Durante o anúncio, divulgado nas redes sociais, ao lado dos governadores Ratinho Jr. e Eduardo Leite, ambos do PSD e respectivamente do Paraná e do Rio Grande do Sul, Caiado ressaltou que: “O que sair daqui candidato, terá o apoio dos demais”. Agora, o PSD conta com três pré-candidatos ao Planalto este ano.
Em resposta a Caiado, o União Brasil também divulgou uma nota na noite desta terça. Assinado por Antônio Rueda, o texto diz que respeita a decisão do governador goiano.
O que aconteceu:
- Governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado tem demonstrado interesse em ser candidato à Presidência desde o início do atual mandato. Sua pré-candidatura foi lançada em abril de 2025, na Bahia.
- Com a aproximação do União Brasil com o PP, com o qual formou uma federação, começaram a ocorrer resistências quanto ao nome do governador goiano, que tenta se vender por ter uma das maiores taxas de aprovação do país.
- Sem espaço para seguir com o projeto nacional no partido, Caiado começou a procurar outras legendas, ainda que tenha participado da criação do União Brasil e seja figura histórica da direita (foi filiado à Arena, depois ao PFL e ao Democratas – DEM)
- Na noite desta terça, Caiado veio a público e anunciou a filiação ao PSD, partido de centro-direita comandado por Gilberto Kassab. O anúncio foi feito ao lado dos também pré-candidatos à Presidência: os governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
- Caiado agora corre contra o tempo para conquistar espaço em um novo partido, com o qual não tem identificação direta e que conta com outros caciques.
Confira a íntegra da carta de Caiado:
“Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil
Caro presidente.
Ao longo das últimas décadas, construí uma história na política brasileira baseada em princípios sólidos e forte coerência. E construí essa história aqui. Primeiro no PFL, e depois no Democratas e no União Brasil, ao lado de milhares de correligionários em todo o país.
Juntos, trilhamos o caminho da honestidade e do respeito ao dinheiro público, defendendo um país justo, moderno e de mais oportunidades. Um país da livre iniciativa, que pudesse apoiar o trabalhador, o empreendedor, o empresário, o servidor público, o produtor rural. Um país que não se ajoelhe ao crime e que esteja voltado a oferecer bem estar e prosperidade aos brasileiros de bem.
Travamos essa luta com muita coragem e determinação e isto me enche de orgulho.
Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto.
Chegou a hora de dar um passo adiante. Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país. Um projeto de governo que eleve o Brasil a um patamar de desenvolvimento real.
Agradeço a cada vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, a cada militante deste partido. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco lutando pelos mesmos ideais. Agradeço aos diretórios de cada estado e ao Diretório Nacional do União Brasil.
Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome destes ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país.
Um grande abraço.
Ronaldo Caiado”





