A “Premiação Marília Beatriz, edição Política Nacional Aldir Blanc de (PNAB)”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está ajudando a dar visibilidade ao trabalho de prevenção à violência sexual infantil em Mato Grosso. Contemplado na seleção pública, o livro “Mosi, a Professora que Observava” integra projeto literário desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo de Rondonópolis, a partir desta sexta-feira (6.2).
Escrito pela jornalista Jakeline Sol, a obra premiada está incluída em uma coletânea composta por 8 livros, que trazem histórias reais de forma lúdica e educativa, ensinando crianças e adolescentes a nomear o que sentem e a reconhecer situações de abuso e de exploração sexual.
“O reconhecimento da Secel e da bancada avaliadora mostra que o governo estadual está acolhendo uma causa urgente em Mato Grosso. Criança informada é criança protegida. Quanto mais orientações a criança e o adolescente tiver, mais preparadas estarão para desenvolver autoproteção”, destaca a autora.
Em “Mosi, a Professora que Observava” é narrada a história da professora Simone Rissato, de Rondonópolis, cuja sensibilidade ajudou a proteger seus alunos.
“Como professora, sinto uma emoção profunda e um senso de propósito renovado ao ver esta obra receber reconhecimento literário em Mato Grosso. Obras como esta são ferramentas poderosas. Elas dão visibilidade a uma realidade que, infelizmente, está mais próxima de nossas crianças do que gostaríamos de admitir”, comenta Simone.
O livro fará parte de um dos módulos do projeto literário “Morigerantes do Amanhã”, que será realizado em 24 encontros, durante seis meses, com adolescentes em medida socioeducativa no Centro de Atendimento de Rondonópolis. Além de promover reflexão e aprendizados por meio dos textos literários, a iniciativa busca desenvolver a leitura e a escrita.
Premiação Marília Beatriz
A “Premiação Marília Beatriz” foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Com investimento total de R$ 575 mil, a seleção pública premiou 20 obras literárias e projetos de fomento à literatura em Mato Grosso.
O edital homenageia a professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, incentivadora da literatura, que morreu em 2020, em decorrência da covid.
“A premiação simboliza o reconhecimento da qualidade artística e literária de autores do nosso Estado, e também de iniciativas que foram realizadas para incentivar o hábito da leitura. Mais do que parabenizar e agradecer, estamos premiando livros e projetos que enriqueceram a cena cultural mato-grossense”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.





