A presidente do PT em Mato Grosso, Rosa Neide, afirmou que o PSD no estado deverá garantir palanque para uma eventual reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), independentemente de o partido lançar ou não candidatura própria à Presidência da República em 2026.
Leia também:
Botelho nega saída de deputados do UB por receio de chapa competitiva: ‘não tem para onde ir, meu filho, tem que ficar’
Segundo ela, o acordo firmado no âmbito estadual não deixa margem para dúvidas quanto ao alinhamento com o projeto nacional petista.
“Olha, o combinado com o PSD de Mato Grosso é que o PSD de Mato Grosso, liderado aí pelo ministro Fávaro, é palanque do presidente Lula. Aqui não tem outra candidatura, aqui é palanque do presidente Lula”, declarou.
A fala ocorre em meio à consolidação da federação de esquerda no estado, que nesta semana oficializou o nome da médica Natasha Slhessarenko (PSD) como pré-candidata ao governo pelo bloco progressista. Uma das exigências do acordo entre os partidos que compõem a federação é justamente o compromisso do PSD com a defesa do projeto nacional encabeçado por Lula.
O PSD pode ter candidato à presidência. A sigla, em âmbito nacional, dialoga para tentar chegar a um consenso. Entre os que disputam pelo projeto estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Rosa Neide destacou que a definição da pré-candidatura foi fruto de diálogo e entendimento entre os partidos da federação.
“A reunião foi muito boa, muito fraterna, muito esperançosa. É um projeto novo para Mato Grosso. A gente entende que o mundo está vivendo um momento das mulheres, de se colocar uma mulher que sempre foi a cuidadora da sociedade à frente deste projeto”, afirmou, ao relatar o encontro realizado nesta semana entre dirigentes do PT, do PSD e da federação.
Segundo a petista, o alinhamento entre os projetos estadual e nacional é um dos pilares da construção política do bloco.Questionada sobre os compromissos programáticos da pré-candidata, Rosa Neide afirmou que há convergência total com os princípios defendidos pelo PT.
“Também no arco de alianças do presidente Lula, o projeto nacional e o projeto estadual alinhados pelo estado de Mato Grosso. Nós temos as pautas e os princípios, e a Natasha concordou, é a luta pela educação pública, pela saúde pública, pelos indígenas do nosso estado, pelo povo quilombola, pelo povo mais fragilizado, que a gente tenha alimento na mesa de todas as famílias e que a gente possa distribuir renda, fazer com que as pessoas em Mato Grosso tenham emprego e tenham renda”, destacou.
FONTE





