Início GERAL Abilio diz que eleitores de Janaina são majoritariamente de esquerda e avisa...

Abilio diz que eleitores de Janaina são majoritariamente de esquerda e avisa que não apoiará Wellington com MDB no palanque



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a descartar qualquer possibilidade de composição política com o MDB nas eleições de outubro em Mato Grosso. Segundo ele, o partido ocupa posição mais próxima da esquerda no estado, o que inviabilizaria apoio a uma candidatura ao governo que tenha a sigla emedebista no palanque.

Leia também:
Wellington mantém MDB no radar e diz que composição será discutida ‘mais para frente’

A declaração foi dada ao comentar a possibilidade de o senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao governo, contar com o apoio do MDB, partido presidido em Mato Grosso pela deputada estadual Janaina Riva, que é pré-candidata ao Senado e nora do senador.

Abilio afirmou que Wellington é pré-candidato do PL e já tem aval de lideranças nacionais para disputar o cargo. No entanto, disse que sua recomendação ao senador é que se afaste de qualquer aproximação com o MDB no estado. “Se o MDB estiver com ele aqui no Estado de Mato Grosso, eu não sei”, declarou, ao citar pesquisas internas às quais diz ter acesso.

Segundo o prefeito, levantamentos indicam que cerca de 60% do eleitorado que declara voto em Janaina se identifica com a esquerda. De acordo com Abilio, esse dado reforça a posição ideológica do MDB em Mato Grosso. Ele afirmou que a deputada evita assumir publicamente um posicionamento político claro e permanece em um partido que classificou como de centro-esquerda.

Ao justificar a avaliação, Abilio citou integrantes nacionais do MDB que integram ou apoiam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a ministra Simone Tebet, além de parlamentares da legenda que atuam alinhados ao Planalto. Para ele, no contexto mato-grossense, as principais lideranças do partido mantêm posição distinta da direita.

O prefeito também comentou declarações do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin (MDB), que nega alinhamento à esquerda. Segundo Abilio, o posicionamento adotado pelo MDB em Mato Grosso não se compara ao de outros estados, onde a sigla mantém alianças com partidos de direita.

Abilio afirmou ainda que, caso haja aliança do PL com o MDB na disputa majoritária, não dará apoio. Segundo ele, mesmo que candidatos do PL permaneçam na legenda, não haverá engajamento político em uma composição desse tipo. “Se tiver aliança política com o MDB, não conte comigo”, disse.

As declarações ocorrem após Wellington afirmar que não descarta a presença do MDB em seu palanque em uma eventual candidatura ao governo. Segundo ele, a discussão sobre alianças ainda é prematura e será tratada futuramente nas instâncias partidárias.

Wellington afirmou que a definição sobre coligações não depende de decisões individuais e que o MDB ainda debate, em âmbito nacional, sua posição nas eleições presidenciais. O senador citou exemplos de estados onde PL e MDB mantêm alianças e reforçou que não há pressa para tratar do tema.



FONTE

Google search engine