O Procon Municipal de Cuiabá mantém plantão neste domingo (8) para atender consumidores que tiveram interrupção de serviços de telefone ou internet durante a Operação Telefone Sem Fio, realizada na Avenida Isaac Póvoas, na região central da capital. A ação remove fios soltos e cabos abandonados de postes e é executada em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a concessionária de energia.
A secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, ressalta que as empresas de telecomunicações foram previamente avisadas sobre a ação. “Diversos fios e cabos estão sendo retirados dos postes, pois estão em desconformidade. É bom salientar que todas as operadoras de telefonia e provedoras de internet foram avisadas desta ação aqui da Prefeitura Municipal de Cuiabá com a concessionária de energia”, afirmou.
Palhares destacou que, caso algum consumidor tenha sido afetado, o atendimento do Procon foi reforçado. “Mas você consumidor que ficou sem telefone ou sem internet, o Procon está de plantão hoje, domingo, para atender a sua solicitação. Chama o Procon no WhatsApp agora, 3324-9680. Sua solicitação será atendida imediatamente”, disse.
A Operação Telefone Sem Fio marca o início de um cronograma de limpeza na região central, com foco na retirada de cabos em desuso que causam poluição visual e riscos à segurança. As operadoras tiveram prazo prévio para remover estruturas irregulares. Os trabalhos devem avançar nos próximos domingos nos calçadões do centro, com pausa apenas no período de Carnaval.
Além da Secretaria de Ordem Pública, participam da ação as secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública. O Procon integra a força-tarefa justamente para garantir os direitos do consumidor diante de eventuais falhas na prestação dos serviços.
A primeira fase da operação ocorreu em novembro do ano passado, quando quase duas toneladas de cabos abandonados foram retiradas da Avenida das Palmeiras, no bairro Recanto dos Pássaros. A fiscalização foi reforçada após a aprovação da Lei Complementar nº 599/2026, que endureceu multas e agilizou procedimentos contra o abandono de fios.
A Prefeitura também mantém canal permanente para denúncias de cabos soltos ou emaranhados. Os registros podem ser feitos pelo sistema Web Denúncias, da Secretaria de Ordem Pública, permitindo que o cidadão acompanhe o andamento da fiscalização.





