O ex-governador Mauro Mendes (União Brasil) deu início, na noite desta terça-feira (23), à sua caminhada rumo ao Senado Federal ao lançar oficialmente sua pré-candidatura em um evento político que reuniu prefeitos, parlamentares, secretários de Estado e lideranças partidárias de Mato Grosso. Na mesma solenidade, a ex-primeira-dama Virginia Mendes também foi apresentada como pré-candidata à Câmara dos Deputados, consolidando a estratégia do grupo político para as eleições de 2026.
Realizado em Cuiabá, o encontro marcou o primeiro grande ato político de Mauro Mendes desde que deixou o comando do Governo do Estado, no fim de março, para cumprir o prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral. Durante o discurso, ele afirmou que, nos últimos meses, dedicou-se às empresas e à família, mas que agora inicia uma nova etapa voltada à disputa eleitoral.
“Vamos fazer isso absolutamente dentro dos limites que a lei permite, respeitando a legislação eleitoral, cumprindo tudo aquilo que está estabelecido e ouvindo a população, falando da importância que tem o Senado e a Câmara Federal para representar Mato Grosso”, afirmou.
Mauro procurou transformar o lançamento em uma prestação de contas dos sete anos e três meses em que esteve à frente do Palácio Paiaguás. Citou como principais realizações a pavimentação de cerca de 7 mil quilômetros de rodovias, a duplicação da BR-163, a construção de novos hospitais regionais e a retomada das obras do Hospital Central de Cuiabá.
O ex-governador voltou a afirmar que assumiu Mato Grosso em uma situação financeira delicada e defendeu que sua gestão promoveu uma profunda recuperação das contas públicas.
“Com muito trabalho pudemos mudar uma dura realidade. Pegamos um Estado quebrado e entregamos entre os melhores do Brasil”, declarou.
Além do balanço administrativo, Mauro apresentou parte do discurso que pretende levar para a campanha ao Senado. Segundo ele, o país precisa promover reformas na legislação para tornar o Estado mais eficiente e oferecer melhores serviços à população.
“O Brasil carece de uma revisão muito profunda na sua legislação para prestar um serviço melhor ao cidadão. É com esse espírito que vou disputar essa vaga no Senado”, disse.
Apoio a Virginia – Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento da pré-candidatura da ex-primeira-dama Virginia Mendes à Câmara dos Deputados.
Questionado sobre a possibilidade de a candidatura da esposa provocar desconforto entre outros postulantes à Câmara Federal que pretendem apoiá-lo ao Senado, Mauro descartou qualquer desgaste político.
Segundo ele, Virginia construiu uma trajetória própria ao longo dos últimos anos, especialmente por meio do programa social Ser Família.
“Ela construiu seu espaço. Liderou um dos maiores programas sociais do país e conquistou uma identidade muito forte com mulheres, famílias e pessoas de todas as classes sociais”, afirmou.
A candidatura de Virginia já era aguardada nos bastidores e reforça a estratégia do União Brasil de ampliar sua bancada federal nas eleições do próximo ano.
Críticas ao STF – Durante o discurso, Mauro também abordou um tema recorrente entre lideranças da direita brasileira: o papel do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-governador defendeu uma revisão das competências da Corte e afirmou que o Supremo deveria concentrar sua atuação exclusivamente nas questões constitucionais.
“Não é possível que o STF fique julgando se um traficante vai sair ou não da cadeia. O Supremo tem que cuidar da Constituição e dos princípios maiores do país. Ninguém pode estar acima da lei”, declarou.
A fala foi recebida com aplausos pelo público presente.
Demonstração de força política – O evento também serviu como demonstração de prestígio político do ex-governador. Em seu discurso, Mauro afirmou contar com o apoio de mais de 100 prefeitos mato-grossenses, além de dezenas de vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais.
Entre os presentes estavam o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que fez um discurso em defesa das candidaturas de Mauro e Virginia; o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o ex-senador Cidinho Santos (PP), apontado como provável primeiro suplente da chapa ao Senado; o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil); deputados estaduais, secretários de Estado e prefeitos de diversas regiões.
A presença de Pivetta reforçou a aliança entre União Brasil e Republicanos para as eleições de 2026. Mauro já declarou publicamente apoio à candidatura do atual governador à reeleição, enquanto Pivetta retribuiu o gesto ao defender a eleição do ex-governador ao Senado.
O lançamento da pré-campanha ocorre em um momento de intensa movimentação política em Mato Grosso. Mauro entra oficialmente na disputa buscando transformar o capital político acumulado durante seus dois mandatos no Executivo estadual em uma vaga no Senado, enquanto Virginia tenta converter a visibilidade conquistada à frente das ações sociais do Estado em uma cadeira na Câmara dos Deputados. Nos próximos meses, ambos deverão intensificar as agendas pelo interior de Mato Grosso, dentro dos limites estabelecidos pela legislação eleitoral para o período de pré-campanha.





