Início NACIONAL Haverá paz ou tragédia para o Irã, afirma Trump após ataques

Haverá paz ou tragédia para o Irã, afirma Trump após ataques


Presidente dos EUA diz que eles vão atrás de outros alvos se iranianos não aceitarem a paz; chamou os bombardeios de “espetáculo”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse neste sábado (21.jun.2025) que os ataques a 3 instalações nucleares do Irã foram um “freio” ao programa nuclear iraniano. Disse que agora é o momento de Teerã aceitar a paz e ameaçou: “Haverá paz ou uma tragédia maior da que o Irã tem visto nos últimos dias”.

Trump falou por pouco mais de 4 minutos. Ele estava acompanhado do vice-presidente, J.D. Vance, do secretário de Estado, Marco Rubio, e do seu secretário de Defesa, Pete Hegseth. Declarou que os ataques foram um “espetáculo”. Disse que os alvos iranianos foram “completamente destruídos”.

Os alvos dos EUA ficam em Natanz, Esfahan e Fordow –essa última sendo a mais importante para o país persa.

Todos nós ouvimos esses 3 nomes por anos a medida em que eles [o Irã] construíram essa máquina destrutiva. O nosso objetivo foi a destruição do programa de enriquecimento de urânio e um freio à ameaça nuclear imposta pelo maior Estado financiador do terrorismo no mundo”, disse em pronunciamento.

Fordow é uma base nuclear construída no início dos anos 2000 no interior de uma montanha no centro do Irã. A topografia do local protege as instalações, principalmente contra ataques aéreos. 

Os ataques em Fordow foram conduzidos por bombardeiros B-2. São os únicos aviões capazes de transportar a GBU-57 Massive Ordinance Penetrator. Trata-se de uma bomba que pesa 13,6 toneladas e com capacidade para penetrar o solo e destruir bunkers e estruturas subterrâneas –como uma instalação nuclear iraniana.

O Irã confirmou o ataque às instalações de Fordow, mas disse que o local havia sido evacuado previamente depois que o sistema de defesa aéreo de Qom, a cidade mais próxima do complexo, tinha detectado a presença de caças “inimigos” no local, segundo a CNN

Assista ao pronunciamento de Trump (4min32s):

“Irã, o valentão do Oriente Médio, deverá aceitar termos de paz”

Trump disse que o regime iraniano– que chamou de “valentão do Oriente Médio”– deve agora aceitar os termos para a paz e que, caso contrário, os ataques ao país serão “maiores e muito mais fáceis” do que os anteriores.

O presidente dos EUA também agradeceu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e disse que ambos percorreram um “longo caminho para eliminar essa ameaça terrível” contra Israel.

“Durante 40 anos o Irã tem dito ‘morte aos EUA’ e ‘morte a Israel’ (…) quero agradecer e parabenizar ao premiê ‘BB’ Netanyahu. Nós trabalhamos como uma equipe como nunca antes visto e percorremos um longo caminho para eliminar essa ameaça terrível a Israel”, disse Trump.

ENTENDA

O confito começou em 12 de junho (horário de Brasília), quando Israel bombardeou instalações nucleares, bases militares e alvos estratégicos iranianos. Os bombardeios atingiram diversos pontos do programa nuclear iraniano, incluindo instalações em Natanz, oficinas de centrífugas próximas a Teerã, laboratórios em Esfahan e o reator de água pesada de Arak. 

Em resposta, o Irã lançou 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel, segundo estimativas do exército israelense. A maioria dos projéteis foi interceptada pelo sistema de defesa aérea israelense.  Mesmo assim, até agora 24 pessoas morreram e centenas ficaram feridos em território israelense, conforme as autoridades locais. O Irã contabiliza pelo menos 430 mortos e 3.500 feridos. 



FONTE

Google search engine