O ministro das Relações Exteriores do Irã, Sayed Abbas Araghchi, disse nesta 2ª feira (23.jun.2025) que não há nenhum acordo de cessar-fogo com Israel. A declaração se deu depois do presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), anunciar o fim do conflito entre os 2 países.
“Como o Irã tem deixado claro repetidamente: Israel lançou a guerra contra o Irã, e não o contrário. Até o momento, NÃO há ‘acordo’ sobre qualquer cessar-fogo ou cessação de operações militares”, escreveu o ministro em publicação no X.
Araghchi disse que o Irã se comprometeria com um cessar-fogo se Israel interrompesse os ataques até às 4h da manhã (em Teerã). No entanto, quando a mensagem do ministro foi publicada em seu perfil no X, já passava das 4h na capital iraniana.
“Não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso. A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada posteriormente”, afirmou.
Minutos depois da 1ª publicação, Araghchi recuou e disse que os ataques iranianos se encerraram até às 4h (em Teerã) e agradeceu as Forças Armadas do país.

Trump havia dito que a pausa nos ataques entre os 2 países começaria em 6 horas (1h no horário de Brasília e 7h30 em Teerã), quando ambos os países concluírem suas missões finais em andamento, e duraria 12 horas. Depois do prazo, o republicano disse esperar que o conflito se encerasse definitivamente.
Leia mais sobre o ataque dos EUA ao Irã:





