Início GERAL Roveri planeja instalar câmeras de reconhecimento facial em ônibus de Cuiabá: “sensação...

Roveri planeja instalar câmeras de reconhecimento facial em ônibus de Cuiabá: “sensação de segurança”



O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, anunciou que uma das próximas ações da pasta para a segurança pública é a instalação de câmeras com reconhecimento facial no transporte coletivo da Cuiabá e da Baixada Cuiabana. A nova política seria implementada como uma das ações do programa Vigia Mais MT.

Leia também
Governo decide construir túnel no paredão do Portão do Inferno após sondagens técnicas descartarem retaludamento

Em entrevista, ele disse que a iniciativa surgiu após a viagem da comitiva de Mato Grosso ao Japão e à Coreia do Sul, nas últimas semana, onde conheceram tecnologias de integração de sistemas de segurança e transporte, diz Roveri.

Segundo o secretário, a experiência dessas integrações proporcionou um “grande conhecimento” para aprimorar as plataformas de monitoramento já utilizadas em Cuiabá e região, como em shoppings, terminais rodoviários e no aeroporto. 

Agora, ele diz que a proposta é expandir a vigilância para os ônibus, “aumentando a sensação de segurança e facilitando a identificação de criminosos”.

“O Vigia Mais Mato Grosso já faz isso, obviamente que nós trazemos aí uma expertise maior, grande conhecimento para que a gente possa, dentro das nossas possibilidades, melhorar ainda mais essas plataformas para dar condições para que o operador de segurança faça a prevenção e também a solução de qualquer tipo de crime”, disse. 

“Nós queremos sim instalar câmeras com reconhecimento facial dentro do transporte público, de toda a Baixada Cuiabana, inicialmente, e obviamente que isso vai trazer uma sensação de segurança melhor. Em que sentido? Objetivamente, se entrou uma pessoa lá que está com um andar de prisão e aberto, obviamente que ela vai ser reconhecida e, na primeira parada, uma viatura policial vai estar lá esperando para abordar esse cidadão e fazer a sua prisão”, explicou.  

Vigia Mais MT

Criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios de Mato Grosso e outros entes públicos e privados, que manifestassem interesse de tornarem parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse público e coletivo. 

Porém, o número aumentou para mais de 20 mil câmeras com a ampliação para atendimento de escolas e de secretarias como por exemplo, a Seduc, que fez aquisição e instalou 5.500 câmeras nas unidades escolares estaduais.

 



FONTE

Google search engine