Início NACIONAL Tarifaço deve cortar empregos, subir os preços e dificultar crediário

Tarifaço deve cortar empregos, subir os preços e dificultar crediário


Pode até ser que sobre mais comida se deixar de exportar e, com isso, tenha, indiretamente, uma redução, mas acredito que será muito pequena.
Mary Elbe Queiroz, tributarista

Inflação geral vai subir se o Brasil também taxar produtos americanos. “Pode haver pressão inflacionária em setores como o de componentes eletrônicos e tudo o que envolve tecnologia. Essa situação influencia a indústria automotiva e o agronegócio”, diz Elias Menegale, tributarista do Paschoini Advogados.

Temos alguma dependência nas áreas médica, química, eletrônica e farmacológica, sem substituição fácil e sem que o Brasil tenha condições de produzir em pouco tempo.
Dieese, em nota

Inflação já estourou a meta. O IPCA (índice oficial da inflação no Brasil), acumulou alta de 5,35% nos 12 meses até junho, ficando acima da meta de 3% e também do intervalo de tolerância, que vai de 1,5% (mínimo) a 4,5% (máximo).

Se Brasil também taxar os EUA, a inflação vai subir, principalmente a de produtos eletrônicos importados de lá
Se Brasil também taxar os EUA, a inflação vai subir, principalmente a de produtos eletrônicos importados de lá Imagem: Getty Images

Desemprego à vista

Se inflação aumenta, o consumo também cai. “Se reduz o consumo, é um efeito cascata: as vendas caem, as empresas vendem menos e a produção diminui”, diz a tributarista Mary Elbe Queiroz, presidente do Cenapret (Centro Nacional para a Prevenção e Resolução de Conflitos Tributários). “Não podemos quantificar, mas pode afetar o emprego.”



FONTE

Google search engine