O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), anunciou nesta sexta-feira (25/7), uma nova linha de crédito para empresas gaúchas que exportam para os Estados Unidos. O crédito especial será oferecido por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com R$ 100 milhões disponíveis de imediato e juros subsidiados. O anúncio foi feito em uma publicação nas redes sociais.
Entre as medidas anunciadas por Leite para tentar minimizar os impactos do tarifaço no Sul, estão a retomada da diplomacia com o governo norte-americano. “Estamos mobilizando interlocutores, acionando o consulado americano, dialogando com embaixadas para colaborar na articulação. É hora de construir pontes e desarmar tensões colocando os interesses do Brasil em primeiro lugar”, disse o governador.
O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que mais exportam para os EUA, especialmente fumo e matérias-primas de origem animal, como o couro e o sebo bovino. Isso justifica o impacto considerável na economia do estado, com o tarifaço.
De acordo com a Entidade de Representação da Indústria Gaúcha (Fiergs), o impacto no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho pode ser de quase R$ 2 bilhões com a nova taxa de importação pelo governo dos Estados Unidos.
O anúncio da nova linha de crédito é feito em um momento no qual o Brasil sofre com tarifas anunciadas pelo governo norte-americano. Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, a maior em relação a outros países também tarifados. A nova taxa começa a valer a partir do dia 1º de agosto.