Início GERAL Abilio confirma retirada de radares e quer substituir por lombadas eletrônicas

Abilio confirma retirada de radares e quer substituir por lombadas eletrônicas



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou que alguns radares instalados na capital serão retirados e substituídos por outras formas de controle de velocidade, como lombadas eletrônicas e faixas elevadas.

Leia também:
Fagundes diz que Lula quer ser “dono do Brasil” ao tomar decisões sobre tarifaço de Trump

A decisão ocorre no momento em que a Prefeitura prepara um novo processo licitatório para contratação do serviço, com um contrato emergencial em andamento para evitar a suspensão total da fiscalização.

Segundo Abilio, a medida busca priorizar a segurança no trânsito e evitar que os equipamentos sejam usados como forma de “caça-níquel”. Ele ressaltou que, em alguns pontos, os radares continuam necessários por determinação judicial e do Ministério Público, mas que em locais onde o tráfego já está controlado, a remoção será imediata.

“Já pedi a remoção de alguns lugares que têm o trânsito controlado e que não precisam mais da aplicação. Estamos pedindo a substituição para lombadas eletrônicas e sinalização adequada para evitar o caça-níquel”, afirmou.

O prefeito destacou que a escolha do tipo de controle de velocidade será feita com base em critérios técnicos, considerando as características de cada local. Ele citou como exemplo a instalação de faixas elevadas no Córrego Barbado, que, além de reduzir a velocidade, facilitam a travessia de cadeirantes e garantem acessibilidade.

“Para cada circunstância haverá uma modalidade. No Contorno Leste, por exemplo, acredito que o radar ainda é necessário, pois há muitos acidentes. Mas se será radar, lombada eletrônica ou outro sistema, dependerá da avaliação técnica”, explicou.

“Não estou preocupado com arrecadação vinda de radar. Meu interesse é que o trânsito seja seguro e com qualidade para a população”, complementou.



FONTE

Google search engine