Início GERAL Vereadora de Cuiabá retira de pauta projeto que limitava horário de funcionamento...

Vereadora de Cuiabá retira de pauta projeto que limitava horário de funcionamento de distribuidoras



A vereadora Katiuscia Manteli (PSB) retirou de pauta o projeto de lei que propunha a regulamentação do horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas alcoólicas em Cuiabá. A proposta, apresentada na segunda-feira (4), estabelecia que os estabelecimentos poderiam operar das 6h à meia-noite. A decisão de retirar o texto foi oficializada nesta terça-feira (5).

Leia também
Bruno Rios defende candidato de VG em 2026 a federal e ironiza Ananias: “tem que mudar para ‘Partido Não Liberal'”

Segundo nota divulgada pela assessoria da parlamentar, a medida visa ampliar o diálogo com os setores envolvidos e promover um debate “transparente, equilibrado e democrático” sobre o tema. A proposta nasceu da preocupação com a segurança pública e o sossego das famílias cuiabanas, especialmente em relação aos transtornos causados por distribuidoras que funcionam durante a madrugada.

Na justificativa do projeto, a vereadora argumentava que o funcionamento ininterrupto desses comércios está associado a aglomerações, barulho excessivo e, em alguns casos, episódios de violência. O texto também destacava a necessidade de preservar a ordem urbana e apoiar a atuação das forças de segurança e fiscalização.

Ainda segundo dados citados pela parlamentar, Mato Grosso registrou, em 2024, 3.675 prisões por embriaguez ao volante durante operações da Lei Seca. Além disso, mais de mil mortes no trânsito foram contabilizadas no estado, sendo 98 apenas em Cuiabá.

Apesar disso, Katiuscia reconheceu que o problema não seria solucionado apenas com a restrição de horário e defendeu um debate mais amplo, com participação de representantes das distribuidoras, bares, sociedade civil e órgãos públicos.

“Sei que é necessário ampliar o debate e buscar outras ações e políticas públicas conjuntas e de conscientização. Assim como ouvimos representantes da sociedade quando apresentamos o projeto, também estamos retirando de tramitação após ouvir alguns representantes que nos procuraram nesta manhã”, afirmou.



FONTE

Google search engine