Início FINANÇAS Govtechs serão conectadas com compras públicas no Startup Summit

Govtechs serão conectadas com compras públicas no Startup Summit


Durante o evento, que será realizado em Florianópolis, entre os dias 27 a 29 de agosto, as startups vão oferecer soluções para empresas públicas

 

A programação do Startup Summit 2025 vai incluir uma ação pioneira especificamente voltada para govtechs ou startups com serviço potencial para fornecer soluções para órgãos públicos, com a realização, pela primeira vez, de rodadas de pitch promovidas por entidades governamentais compartilhando seus desafios públicos.

A iniciativa, que acontece nos dias 27 e 29 de agosto, durante a programação matinal do evento, faz parte de uma estratégia inédita do Sebrae Startups para fomentar as chamadas “compras públicas de serviços de inovação” e ampliar o mercado das startups – com o modelo de negócio chamado B2G, ou “Business-to-Government”.

COMO FUNCIONA

Ao invés de startups apresentarem seus produtos, são as prefeituras e entidades públicas que assumem o palco para descrever seus desafios públicos e buscar soluções junto às govtechs. Participam apenas as startups previamente selecionadas no Prêmio Sebrae Startups 2025 – cerca de mil empresas inovadoras de todas as regiões do país, com credenciais para os três dias de evento.

A programação contará ainda com a presença do advogado Bruno Portela, especialista em direito público e um dos redatores do marco legal das compras públicas de inovação (CPSI), de 2017. Ele apresentará palestras sobre os fundamentos legais que embasam esse tipo de contratação e detalhará como os órgãos públicos podem inovar com segurança jurídica e controle institucional.

Além dos pitch reversos, o segundo dia do Startup Summit 2025 (28 de agosto) será dedicado a sensibilizar gestores públicos – entre eles mais de 120 prefeitos e servidores públicos, especialmente de municípios catarinenses – sobre o uso estratégico das compras públicas de inovação.
“Estamos promovendo um movimento estruturado de inovação dentro da gestão pública. O governo também precisa inovar, e as startups podem desempenhar um papel central nesse processo”, destaca Fábio Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae Santa Catarina. ( Foto em destaque)

 

“Ao aproximar prefeituras e órgãos federais e estaduais de soluções tecnológicas desenvolvidas por govtechs, conseguimos ampliar oportunidades de mercado, melhorar serviços públicos e qualificar o uso do orçamento público.”

 

A iniciativa também conta com o apoio de instituições de controle como o Governo do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Contas/SC (TCE-SC), o Ministério Público/SC (MPSC), Tribunal de Justiça/SC (TJ-SC), Assembléia Legislativa/SC (Alesc) , que já participam de projetos como o InovaGov SC, uma articulação local que busca garantir segurança jurídica às contratações por inovação.

“É um novo mercado que se abre para  as startups brasileiras”, completa Fábio Zanuzzi.

 

“Govtechs têm um papel importante para transformar digitalmente o setor público, e o Startup Summit será um marco nesse reposicionamento.”

 

PROGRAÇÃO ESPECIAL

27 de agosto
9h – Palestra “B2G como um novo mercado para sua startup”, com Bruno Portela
10h – Decifrando o CPSI: dicas, acertos e aprendizados de startups
10h45 – Pitch de desafios públicos

28 de agosto
9h – Palestra “Transforme a gestão pública com Compras Públicas de Inovação”, com Bruno Portela
10h10 – InovaCPIN: a plataforma que está mudando as Compras Públicas de Serviços Inovadores
11h – InovaGov SC
11h10 – Painel A Experiência dos Órgãos de Controle em Compras de Inovação

29 de agosto
9h – Painel Experiências no CatalisaGov
10h – Pitch reverso de desafios públicos

SOBRE O EVENTO
O Startup Summit 2025 será realizado de 27 a 29 de agosto no CentroSul, em Florianópolis (SC). Com expectativa de reunir mais de 10 mil participantes presenciais e 30 mil online, o evento é organizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).
A conferência contará com 200 palestrantes, 20 trilhas de conteúdo, 150 expositores e a presença de 250 fundos de venture capital, além de áreas exclusivas para matchmaking entre startups, investidores e grandes empresas.



FONTE

Google search engine