Início NACIONAL Motta pressiona e comissões aprovam destino de emendas em segundos

Motta pressiona e comissões aprovam destino de emendas em segundos


Comissões da Câmara dos Deputados aprovaram, nesta quarta-feira (13/8), a distribuição de emendas em menos de um minuto, sem detalhar quem fez as indicações. A situação ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cobrar mais agilidade na votação da distribuição das verbas aos presidentes dos colegiados.

Motta busca se fortalecer entre os líderes do Centrão após sair enfraquecido pelo motim da oposição, que obrigou seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), a intervir e costurar um acordo para a desobstrução do plenário.

A deliberação sobre as emendas não constava na pauta de nenhuma comissão. Na Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), a votação durou 23 segundos, e o presidente seguiu para a análise dos demais projetos do dia.

A comissão é a que detém o maior orçamento da Câmara, com quase R$ 5 bilhões em indicações no Orçamento deste ano. Até o momento, a lista dessas indicações não foi tornada pública, ou seja, não se sabe quais ações serão beneficiadas, quanto cada uma receberá nem qual deputado fez a indicação.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) afirmou ter sido surpreendida com a votação das verbas. “Eu fui tomada pela surpresa porque estudei a pauta da comissão e fui surpreendida com a votação da emenda de comissão, porque ela entrou depois da pauta”, declarou a parlamentar.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Yuri do Paredão (MDB-CE), anunciou, logo no início da reunião, que votaria a indicação das emendas.

“Antes de iniciarmos a apreciação das proposições, faremos a deliberação das indicações de emendas do Orçamento de 2025”, declarou. A votação durou 14 segundos.

A presidente da Comissão de Integração e Desenvolvimento Nacional, Yandra Moura (União-SE), levou apenas 17 segundos para a votação.



FONTE

Google search engine