O Banco do Brasil (BBAS3) encerra a temporada de resultados dos grandes bancos com um lucro líquido ajustado de R$ 3,8 bilhões no segundo trimestre de 2025 (2T25), queda de 60% na comparação anual. Os dados foram divulgados na noite desta quinta-feira (14).
O resultado veio abaixo da expectativa de R$ 4,99 bilhões do consenso da LSEG. Na comparação semestral, a queda foi de 40,7%, com R$ 18,8 bilhões no primeiro semestre de 2024 contra R$ 11,2 bilhões no mesmo período de 2025.
O banco apresentou retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 8,4% no segundo trimestre de 2025.

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“O ano de 2025 é de ajuste para aceleração do crescimento. Projetamos lucro entre R$ 21 e 25 bilhões e seguimos com investimentos estruturantes para geração de riqueza aos nossos acionistas, oferecendo a melhor experiência e soluções mais adequadas aos nossos clientes. Isso passa pelo relacionamento pautado pela proximidade, pelo uso intensivo de tecnologia e capacitação permanente dos nossos funcionários,” destaca a presidenta do BB, Tarciana Medeiros.
A carteira de crédito expandida subiu 11,2% na comparação entre o 2T24 e os dados divulgados nesta quinta, em R$ 1,24 trilhões. Houve alta de 1,3% entre um trimestre e outro. Em pessoa física, a carteira de crédito subiu 8%, para R$ 342,6 bilhões e, em pessoa jurídica, o avanço foi de 14,7%, em R$ 468 bilhões. Na divisão mais observada da companhia, agronegócio, a carteira de crédito também teve avanço, em R$ 404,9 bilhões, alta de 8%.
As despesas administrativas cresceram 4,7%, em R$ 9,7 bilhões. O maior crescimento foi observado em despesas de pessoal, em R$ 6,4 bilhões, contra R$ 6,1 bilhões no 2T24.
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As perdas esperadas por empréstimos cresceram 89,3% no 1º semestre, em R$ 31,6 bilhões, e refletem principalmente o aumento da inadimplência na carteira de agronegócios e de Micro, Pequenas e Médias Empresas.
“Diante disso, tomamos ações imediatas que incluem a revisão dos fluxos de cobrança, priorização de desembolsos no contexto da matriz de resiliência, maior concessão em
linhas que possuem mitigadores ou fundos garantidores e o reforço do relacionamento cada vez mais próximo e resolutivo junto aos clientes”, afirma a companhia no comunicado que divulgou os resultados.