Divulgação
Senador bolsonarista Ciro Nogueira sonha com eleição de ex-presidente e com um ministério para Mauro Mendes
Presidente nacional do PP, o senador piauiense Ciro Nogueira projetou, na quinta-feira (21), em Cuiabá, uma vitória da direita nas eleições presidenciais de 2026 e o governador Mauro Mendes (União) no ministério do futuro presidente da República.
Em entrevista, o parlamentar não citou o nome da direita que, pela sua ótica, vai suceder o presidente Lula (PT), no Palácio do Planalto.
Anteriormente, ele disse ter a certeza de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai disputar e ganhar a Presidência.
Leia também:
Senador força a barra e afirma que Bolsonaro vai se eleger presidente
O ex-mandatário, como se sabe, está inelegível, usa tornezeleira, está em prisão domiciliar e será julgado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, a partir de setembro próximo.
O chefe do PP, de outro lado, não considerou o mais recente escândalo envolvendo Bolsonaro, que é o seu indiciamento, com o filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação a autoridades judiciárias, no contexto do processo em curso.
Em relação ao governador Mauro Mendes, o senador afirmou que ele “tem cacife para ocupar um cargo de ministro da República, a partir de 2027”.
Nogueira esteve em Cuiabá, na quinta-feira (21), para um evento de filiação do Progressista.
Lembrou que Mauro deve disputar o Senado, vencer, mas logo será convocado para integrar o primeiro escalão de um futuro Governo Federal.
“O cargo mais disputado que teremos em Mato Grosso [em 2026] vai ser a suplência desse homem [Mauro]. Porque ele não vai passar um dia no Senado, vai ser ministro. Eu não tenho dúvida. [Vai ocupar a cadeira] Se o presidente quiser gente competente como ele”, disse.
Ex-ministro de Cidades do Governo Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira elogiou o protagonismo político de Mauro Mendes em articulações recentes em Brasília.
Na ocasião, o executivo discutiu, com colegas de centro-direita, o projeto de anistia aos condenados por 8 de janeiro e do ex-presidente.
No recente indiciamento pela PF, na quarta-feira (20), Bolsonaro e Eduardo são acusados de manobrar,. com apoio do pastor Silas Malafaia, contra o Brasil, na medida em que articularam o tarifaço de 50% que o Governo Donald Trump impôs ao Brasil.
“Vocês têm muito que se orgulhar. Se ganharmos a eleição no próximo ano — e vamos ganhá-la — devemos muito a esse governador. Ele tem liderado o processo de união de governadores de centro do País inteiro. Isso é fundamental. Sem vaidades, sem projetos pessoais, projetando o melhor para o Brasil”, afirmou.
Ciro Nogueira ainda projetou o papel de Mendes em um eventual Governo de direita.
“Nosso país está fadado ao sucesso. Tenho certeza que, se tivéssemos como presidente da República, por exemplo, o Mauro ou a Tereza Cristina, o grande programa social desse país seria o emprego, a carteira assinada. Isso que queremos fazer para o futuro do Brasil”, disse.
Ele ainda disse que o presidente da República Luiz Inácio Lula Silva é “atrasado” e prevê a eleição de um aliado ligado à direita.
Mauro Mendes tem-se notabilizado por defendfer Jair Bolsonaro e, ao longo do tempo, tem feito uouvidos moucos às denúncias de que Eduardo Bolsonaro é responsável pela decisão de Trump chantagear o Brasil e pretender impor decisções no Judiciário para favorecer o ex-presidente.