Início FINANÇAS qual a melhor ação para dividendos hoje?

qual a melhor ação para dividendos hoje?


Quem investe em ações pagadoras de dividendos já conhece os setores com as empresas que costumam distribuir proventos generosos. Além de bancos, elétricas e empresas de telecomunicações, as seguradoras estão no grupo dos principais segmentos para o pagamento de dividendos. BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) são as principais representantes do setor na Bolsa, mas qual escolher para a sua carteira de dividendos? 

Com o foco no longo prazo, o investidor que foca em dividendos analisa os balanços para saber se as empresas vão conseguir manter uma distribuição de lucros relevante no futuro. A temporada de resultados do segundo trimestre mostrou que as duas gigantes dos seguros seguem avançando, mas a avaliação de analistas é mista, com argumentos contra e a favor do investimento em ambas. A escolha entre BBSE3 e CXSE3 depende, portanto, da avaliação de cada investidor sobre a previsibilidade e o valuation de cada companhia. 

Leia também: Bolsa do Brasil pode decolar, mas mundo olha para fora”, afirma CEO da AZ Quest 

Continua depois da publicidade

Balanços positivos no 2T25

No início de agosto, a BB Seguridade anunciou lucro líquido de R$ 2,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, alta de 12% na comparação com o trimestre anterior e de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado e fez a ação subir após a divulgação.

Para Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, “o balanço evidenciou resiliência operacional, com expansão de lucro influenciada pelo controle de sinistralidade e resultado financeiro consistente”. 

No entanto, o resultado do braço de seguros do Banco do Brasil veio acompanhado de um ponto de preocupação: a companhia revisou para baixo sua expectativa para o resultado operacional de 2025, com estimativa de alta de 1% a 4% ante expectativa anterior de aumento entre 3% e 8%. “A revisão de guidance indica que parte do crescimento observado pode ter sido pontual, o que exige atenção para a manutenção do nível de proventos no médio prazo”, pontua Lima.

Continua depois da publicidade

Já a Caixa Seguridade teve lucro líquido R$ 1,03 bilhão no trimestre encerrado em junho, uma evolução de 57,3% na comparação com o 2T24. O resultado veio em linha com o consenso de analistas, segundo dados da LSEG. A ação da seguradora também subiu na B3 após a divulgação do resultado. 

“O resultado mostrou aceleração expressiva do lucro recorrente, sustentada pelo crescimento das receitas e pela eficiência operacional, com suporte adicional de um resultado financeiro robusto”, diz Sidney Lima. Para o analista, “a estrutura de capital pouco alavancada e a previsibilidade dos fluxos” da companhia “acabaram reforçando a capacidade de sustentar pagamentos elevados”. 

Valuation 

O Preço/Lucro (P/L) é uma das métricas mais usadas na análise fundamentalista para avaliar o preço de uma ação. O indicador permite que os investidores saibam se o papel está caro ou barato em relação à capacidade de geração de lucro da empresa. O múltiplo mostra em quantos anos o investimento naquela ação seria recuperado considerando lucro e distribuição estáveis. 

Continua depois da publicidade

Um P/L mais baixo pode indicar uma oportunidade de entrada ou que o mercado está pessimista com o futuro da companhia. Atualmente, a BB Seguridade negocia com um P/L de 6,9x ante 9,5x da Caixa Seguridade, de acordo com dados da Economatica com base na cotação do fechamento da última sexta-feira (22) e nos dados divulgados pelas empresas nos últimos 12 meses. 

No retorno com dividendos, a liderança é da BB Seguridade nos últimos 12 meses: a distribuição de proventos gerou retorno de 11,50% do valor da ação no último ano. Na Caixa Seguridade, o retorno foi de 7,77%. 

Na MAG Investimentos, a projeção aponta para continuidade da liderança da BB, com projeção de retorno de aproximadamente 12% com dividendos em 2026 ante 10,5% da Caixa Seguridade. 

Continua depois da publicidade

Qual ação escolher para dividendos? 

Fernando Siqueira, head de research da Eleven Financial, diz que “as pessoas que investiram esperando bons dividendos dessas companhias devem estar satisfeitas”. Porém, o especialista vê “sinais amarelos” para ambas no futuro: “a captação em planos de previdência diminuiu bastante por conta do IOF. Na Caixa, o seguro prestamista (que prevê pagamento de dívidas em casos de morte, invalidez ou desemprego) diminuiu bastante em função dos juros altos. Isso indica que lucro e dividendos podem ficar pressionados nos próximos trimestres”. 

Hoje, a ação da BB Seguridade é a preferida de Siqueira “em função do valuation mais baixo e potencial de dividendos um pouco maior”. 

Leia também: Com retração da poupança, incorporadoras recorrem a fundos para financiar construções 

Continua depois da publicidade

Mesmo projetando retorno menor da Caixa Seguridade no ano que vem,  Pedro Bruno, Partner and Equity Research da MAG Investimentos, prefere o papel da seguradora da Caixa para uma carteira de dividendos. Ele enxergar “maior previsibilidade de curto prazo” no segmento habitacional – onde CXSE3 é mais forte – ante o rural – onde BBSE3 se destaca. 

Pedro Bruno ainda destaca “contratos de distribuição com prazos mais longos” da Caixa Seguridade para justificar sua preferência. 



FONTE

Google search engine