O empresário Erison Coutinho, proprietário da loja “Rei dos Panos Moda Masculina”, publicou um vídeo em suas redes sociais para comentar a Operação Marca Registrada, deflagrada nesta quinta-feira (28) em Cuiabá e Várzea Grande. O empresário afirmou que teve várias mercadorias de sua loja levadas por fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Leia também
“Foi criminoso e vai ser tratado como tal”, diz Pivetta sobre PM aposentado que agrediu jornalista em Cuiabá
“Estão levando várias mercadorias nossas lá, infelizmente. Estou postando para vocês aqui porque provavelmente vai sair na mídia. Só estou esclarecendo antes que saia alguma mentira, algo que não existe”, disse ele no vídeo.
De acordo com Coutinho, a operação se restringiu à sua loja em Cuiabá, não atingindo a unidade de Várzea Grande. Ele afirmou que aguardará o fim dos procedimentos para dar mais informações e garantiu que sempre foi transparente com seus clientes.
Em uma nota de esclarecimento publicada no perfil da loja no Instagram, ele afirmou que todos “todos têm conhecimento dos produtos comercializados nas lojas”. A nota ainda informa que a loja deve retomar suas atividades em breve.
As investigações apontaram que grandes outlets da região metropolitana vinham comercializando camisas, calças, calçados e acessórios falsificados de marcas conhecidas no Brasil e no exterior, vendidos por preços muito abaixo do valor de mercado.
Grande parte dessas mercadorias chega a Cuiabá e Várzea Grande de polos como a Rua 25 de Março, em São Paulo, onde produtos contrafeitos entram ilegalmente no país, sem qualquer controle ou pagamento de tributos.
Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria, em 2024 o Brasil perdeu R$ 468 bilhões com contrabando, falsificações e pirataria. Somente o setor de vestuário, o mais impactado, registrou prejuízos superiores a R$ 87 bilhões.
Durante a operação, foram apreendidas dezenas de peças de roupas falsas comercializadas como originais, além de carros de luxo. Ninguém foi preso.