Início NACIONAL Argentina desbanca EUA como principal destino de viagens aéreas

Argentina desbanca EUA como principal destino de viagens aéreas


Procura por passagens aéreas para o país vizinho cresceu mais que a média; norte-americanos historicamente ocupavam 1º lugar

A Argentina se tornou em 2025 o país mais procurado para viagens aéreas internacionais saindo do Brasil. Desbancou os Estados Unidos, que exerciam esse domínio pelo menos desde 2000, no início da série histórica.

A nação comandada por Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) recebeu 1,42 milhão de turistas vindos de aeroportos do Brasil de janeiro a julho de 2025. Os Estados Unidos, de Donald Trump (Partido Republicano, direita), receberam 1,38 milhão no mesmo período.

Em 2024, os EUA lideraram a recepção de turistas saindo do Brasil, com 1,24 milhão de janeiro a julho, contra 1,10 milhão da Argentina. Houve alta na procura de viagens aos 2 países, mas a demanda foi muito maior para o país vizinho do que para a nação norte-americana.

O Chile se mantém em 2025 como o 3º país mais procurado por turistas que viajam de avião a partir do Brasil. Em 2022, estava na 5ª posição. Foi subindo aos poucos até chegar à posição atual, a mesma registrada em 2024.

O Panamá, que vinha figurando no top 5 desde 2022, caiu. O país é muito usado por passageiros que fazem conexões para outros países.

Infográfico sobre viagens internacionais saindo do Brasil

A Argentina recebeu mais de 200 mil turistas saindo do Brasil por via aérea em 4 dos 7 primeiros meses de 2025. Os EUA tiveram só 2 meses acima desse patamar. Em 2024, a nação norte-americana foi mais procurada que a Argentina em 11 dos 12 meses do ano.

Os passageiros que desembarcaram em aeroportos argentinos foram 29,6% mais em 2025 do que nos 7 meses iniciais do ano passado. A alta para os Estados Unidos foi menor, de 11,7%.

Infográfico sobre viagens internacionais saindo do Brasil

Os destinos da América do Sul ficaram mais populares nos últimos anos. Em 2022, só 28,7% dos que viajaram do Brasil para fora escolhiam um país sul-americano como destino. Esse percentual subiu para 40,9% em 2025 até agora.

VALORIZAÇÃO DO ENTORNO

O aumento da procura de viagens para a Argentina mostra maior valorização do país e de outros países da América do Sul na avaliação de Bianca Dramalli. Ela é professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “O mercado latino está na moda”, afirmou.

Pessoas de diferentes perfis têm viajado do Brasil para a Argentina e para outros países sul-americanos, segundo a professora. Há as que já foram ao país e voltam para conhecer algo novo. Um atrativo é o fato de que o turismo se sofistica, com novos hotéis e outras atrações. Um exemplo é o enoturismo, para visitar vinícolas.

Parte do aumento do fluxo de turistas é de pessoas que vão para o exterior pela 1ª vez. “No passado havia uma ideia de que ir para um país vizinho do Brasil não era uma viagem para o exterior de fato, não era igual ir para a Europa ou para os Estados Unidos. Isso acabou”, declarou Dramalli.

Para esses turistas iniciantes, o custo mais baixo da viagem pode ser um atrativo. Nesse caso, o fato de os preços de determinado país estarem mais altos do que há alguns anos não é relevante. “O que importa é a comparação com outros destinos”, afirmou Dramalli.

MAIS GENTE SAI DO QUE ENTRA

Em 2024, foram 12,6 milhões de viajantes que saíram do Brasil rumo ao exterior por via aérea. Os turistas internacionais que chegaram pelos aeroportos foram 4,6 milhões em igual período.

O saldo entre quem sai e quem entra ficou negativo em 8 milhões de pessoas no ano passado. É claro que alguém pode ter saído do Brasil e voltado mais de uma vez. Mas, ainda assim, o que se vê é um possível número maior de pessoas indo para o exterior do que de estrangeiros vindo para o Brasil.

Infográfico sobre viagens internacionais saindo do Brasil

Os dados de movimentações em aeroportos do Brasil são da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e não fazem distinção de nacionalidade. O levantamento considera o número de passageiros pagantes transportados.


As informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.





FONTE

Google search engine