Início GERAL Abílio busca o apoio da Câmara para renegociar as dívidas

Abílio busca o apoio da Câmara para renegociar as dívidas


Gilberto Alves – Secom-AL

Aliada de Abílio, a vereadora Paula Calil faz elogios à gestão do prefeito e diz que ele deve ser apoiado

A Câmara Municipal de Cuiabá realiza, na segunda-feira (14), uma sessão extraordinária para que  Abílio Brunini (PL) apresente, para todos os vereadores, o mesmo relatório entregue ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) sobre os seis meses da adminstração bolsonarista.

O documento provocou, por parte do presidente do órgão, Sérgio Ricardo, um elogio quanto à determinação da atual gestão e um conselho aos demais 141 prefeitos para que “sigam o exemplo do prefeito de Cuiabá, pois ele se tornou referência”.

“É um relatório que necessita ser explicitado para toda a população e para que os vereadores saibam a real situação econômica e financeira de Cuiabá”, disse a presidente da Câmara, Paula Calil (PL).

A vereadora, que também participou da solenidade de entrega do Relatório de Atividades da Comissão de Renegociação de Contratos do Município de Cuiabá ao TCE, informou que o próprio Abílio Brunini anunciou que está preparando pedidos de autorização ao Poder Legislativo para renegociar contas, pendências e contratos.

“O chefe do Executivo está cumprindo seu papel de gestor e buscando construir soluções para enfrentar a crise financeira, dentro de um cenário positivo, mas precisará ir mais além para atender as demandas da cidade e de sua população, que não são poucas”, disse Paula Calil. Ela disse ser importante a unidade entre o Executivo, o Legislativo e órgãos de controle, até porque “o Brasil vive momentos de instabilidades econômicas, o que tende afetar o dia a dia dos entes públicos e afetar a transferência de recursos”.

A presidente da Câmara lembrou que, somente em 2025, Cuiabá recebeu, em transferências constitucionais obrigatórias, que são repassadas pelo Governo Federal, R$ 541.860 milhões – um montante maior em torno de 8%, se comparado com o ano de 2024, mas ainda insuficiente para fazer frente a todos os compromissos da administração municipal

Demonstrando estar inteirada da situação financeira de Cuiabá, Paula Calil disse que a arrecadação municipal somou, em receitas correntes, R$ 2.4 bilhões  – quase 20% maior, se comparado com o mesmo período de 2024.

“A credibilidade da gestão Abílio Brunini, somada às medidas de contenção de gastos e à racionalização das despesas, é reconhecida pela população, pois o fatoo de obter um crescimento de receita acima de 20% demonstra que as pessoas, o comércio e a indústria se sentem estimulados a pagar seus impostos, vendo que o tributo recolhido se transforma em benefício para todos e para a cidade”, disse.

Paula Calil disse que, ao prestar contas do que é público ao Tribunal de Contas, de forma voluntária e antes do prazo legal, além de apresentar os resultados do período de calamidade financeira, o que será repetido na segunda-feira aos vereadores, o prefeito Abílio Brunini já inicia com um volume de “argumentos gigantescos” para as propostas de renegociação e rolagem das dívidas que estão pendentes.

“É preciso, e tenho convicção de que o prefeito e sua equipe estão agindo assim, ao analisar contrato por contrato para que exista segurança jurídica e se possa argumentar na redução das dívidas e pendências existentes. Muitos prestaram serviços, investiram para atender o poder público municipal e não podem simplesmente ter prejuízos junto ao Poder Público. É necessário que se tenha equilíbrio entre todas as partes envolvidas”, disse.

A presidente da Câmara reafirmou que, ao demonstrar transparência total, a gestão Abílio Brunini apresenta a população credibilidade e, principalmente, determinação para solucionar os problemas da Capital mato-grossense.





FONTE

Google search engine