O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que pediu ao governador Mauro Mendes (União) apoio para garantir a gratuidade do transporte público na capital durante o Natal e o Ano Novo.
Leia também:
Ranalli critica nova proposta de CPI da CS Mobi e diz que pediu a Dias para ‘esperar o defunto esfriar’
A proposta, segundo ele, visa facilitar o deslocamento da população durante as festas e eventos que serão realizados no Parque Novo Mato Grosso, além de permitir que as pessoas possam visitar familiares e amigos nessas datas especiais.
“Olha, primeiro eu pedi uma ajuda pra ele, pra que a gente consiga dar a gratuidade do transporte público no fim do ano. Você vai ter o evento de Natal lá, Parque Novo Mato Grosso. Tem o evento de Réveillon, Parque Novo Mato Grosso. Eu falei pra ele, pra que a gente possa ajudar a população dos lugares mais distantes”, afirmou.
Abilio explicou que o pedido inclui a isenção total da tarifa nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, abrangendo todas as linhas da capital.
“Durante os eventos, que vai ser a maioria deles no período noturno, a gente vai dar a gratuidade do transporte público na cidade toda, pra que as pessoas possam se deslocar pra lá, ou pra qualquer outro lugar da cidade. A gente quer colocar o dia 24, o dia 25, o dia 31 e o dia 1 com transporte público gratuito, pra que a população possa visitar seus familiares, seus parentes e tudo mais”, completou.
O prefeito ainda confirmou que novas linhas serão criadas para atender o fluxo de pessoas que participarão das festas no Parque Novo Mato Grosso.
“Vamos ter várias linhas pra lá. Estava discutindo a mobilidade dessas linhas. Nós vamos ter o transporte público durante as festas, gratuito”, disse.
Debate sobre gratuidade
O tema da gratuidade no transporte público já vinha sendo debatido na capital. O vereador Felipe Corrêa (PL) apresentou uma proposta para que o governo assuma os custos do passe livre para os estudantes da rede estadual de ensino que utilizam o sistema em Cuiabá.
Segundo o parlamentar, mais da metade das passagens pagas pela Prefeitura para estudantes são destinadas a alunos da rede estadual. Somente no primeiro semestre de 2025, foram mais de 1,8 milhão de passagens custeadas pelo município para esse público. Ele ainda destacou que o Governo de Mato Grosso tem condições financeiras de assumir parte dos custos da gratuidade.
FONTE





