Aeroportos na Europa foram alvo de um ataque cibernético neste sábado (20). Entre os aeroportos atingidos está Heathrow, em Londres, na Inglaterra, o mais movimentado do continente. A ação hacker causou atraso de voos e cancelamentos.
De acordo com a CNN, o alvo foi um servidor que atua especificamente no sistema de check-in e embarque. Collins Aerospace, que fornece esse sistema para várias companhias aéreas globalmente, está passando por um problema técnico que causa atrasados para os viajantes que buscam embarcar. A informação foi confirmada pelo Aeroporto de Heathrow.
Os aeroportos de Bruxelas, na Bélgica, e de Berlim, na Alemanha, também foram atingidos pelo ataque.
Continua depois da publicidade
RTX, companhia relacionada a Collins Aerospace, disse que está ciente de uma “disrupção relacionada a algo cibernético” em seu software em alguns aeroportos – que não foram revelados.
“O impacto está limitado ao check-in eletrônico e no balcão de entrega de bagagem e pode ser neutralizado com operação manual de check-in”, disse a RTX em comunicado à CNN.
Aeroportos afetados
O aeroporto de Bruxelas afirma que o ataque significa que apenas o check-in e o embarque manuais foram possíveis no local, e que o incidente estava tendo um “grande impacto” nos horários dos voos.
Continua depois da publicidade
“Houve um ataque cibernético na sexta-feira à noite, 19 de setembro, contra o provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque, afetando vários aeroportos europeus, incluindo o Aeroporto de Bruxelas”, disse em um comunicado.
Autoridades do Aeroporto Brandemburgo, em Berlim, disseram que um provedor de serviços para sistemas de atendimento a passageiros foi atacado na noite de sexta-feira, levando os operadores do aeroporto a cortar as conexões com os sistemas.
O Aeroporto de Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa, disse que “um problema técnico” afetou um provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque.
Continua depois da publicidade
“A Collins Aerospace, que fornece sistemas de check-in e embarque para diversas companhias aéreas em vários aeroportos ao redor do mundo, está enfrentando um problema técnico que pode causar atrasos para os passageiros que partem”, disse Heathrow em um comunicado.
Os aeroportos aconselharam os viajantes a verificar o status do voo e pediram desculpas por qualquer inconveniente.
*Com Estadão Conteúdo





