Uma ala da cúpula do Senado Federal aposta em mirar o caso do Banco Master não por uma comissão parlamentar de inquérito, como tenta emplacar a oposição, mas por meio de um grupo de trabalho já criado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Há ao menos três pedidos para a instalação de comissões parlamentares de inquérito: uma na Câmara; outra no Senado, encabeçada por Eduardo Girão (Novo-CE) e há ainda um pedido de comissão mista – uma CPMI – no Congresso. Essa última foi proposta pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
Na primeira quinzena do ano, paralelamente a esses pedidos, o presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), baixou uma instrução normativa criando um grupo de trabalho composto por 8 senadores para acompanharem as investigações “relacionadas aos fatos e condutas atribuídas ao Banco Master”.
Quem participa do grupo de trabalho do Banco Master
- Fernando Farias (MDB-PE);
- Eduardo Braga (MDB-AM);
- Espiridião Amin (PP-SC);
- Randolfe Rodrigues (PT-AP);
- Alessandro Vieira (MDB-SE);
- Leila Barros (PDT-DF);
- Damares Alves (Republicanos-DF);
- Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Omar Aziz (PSD-AM)
A iniciativa, que agrupa governistas em sua maioria, poderá realizar a apresentação de requerimentos de convocação de autoridades envolvidas, requerimentos de informação e apresentação de proposições legislativas – em termos semelhantes aos de uma CPI.
Ao Metrópoles, líderes partidários disseram que o ano legislativo deverá começar com o caso da fraude bancária no centro das discussões. Senadores avaliam que o colegiado terá a mesma força que uma CPI, mas, de certa maneira, sem a mesma espetacularização.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem demonstrado incômodo ao longo do último ano a respeito da condução e resultados das comissões parlamentares de inquérito, especialmente depois da ida da influencer Virginia Fonseca à CPI das Bets.
Ante a pressão para a instalação de alguma CPI que mire o Master, o grupo de trabalho também é visto como uma forma de aliviar os ânimos e ter trabalhos mais sóbrios- embora aliados ainda avaliem haver a possibilidade de Alcolumbre instalar alguma das duas comissões de inquérito.





