O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para Mato Grosso, nesta quarta-feira (1°). O primeiro, avisa sobre um perigo extremo à saúde devido ao tempo seco com umidade relativa do ar abaixo de 12%. O alerta se espalha por cerca de 22 municípios e enquanto isso, na ponta mais ao norte do estado, um aviso de chuvas fortes e ventos de até 60 km/h engloba até nove municípios.
Leia aqui
Motociclista que levou PM na garupa para assassinar personal alega que não recuou por medo de morrer
Os prejudicados com o calor estão sob um alerta vermelho, o mais grave da lista do Inmet e segundo o próprio instituto, o alerta que começou hoje de manhã seguirá até o fim da tarde com grande risco de incêndios florestais e à saúde
A lista dos municípios são: Água Boa; Alto Araguaia; Alto Garças; Araguaiana; Araguainha; Barra do Garças; Campinápolis; Canarana; Cocalinho; General Carneiro; Guiratinga; Nova Nazaré; Nova Xavantina; Novo Santo Antônio; Novo São Joaquim; Pontal do Araguaia; Ponte Branca; Ribeirão Cascalheira; Ribeirãozinho; Santo Antônio do Leste; Tesouro e Torixoréu.
Já no extremo norte, os afetados pela chuva devem esperar tempestades com 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além dos ventos intensos, existe o risco de queda de energia, embora ele seja baixo.
A lista do outro extremo tem os seguintes municípios: Alta Floresta; Apiacás; Carlinda; Colniza; Cotriguaçu; Nova Bandeirantes; Nova Monte Verde; Novo Mundo e Paranaíta.
Já para Cuiabá e Várzea Grande temos dois alertas de baixa umidade do ar, um amarelo e outro laranja. Com os avisos, existe o risco de incêndios e à saúde.
Para a capital, a máxima desta quarta-feira é de 40°C e para Várzea Grande, de 39°C.
FONTE





