Início NACIONAL americanos descobrem a muamba com guerra tarifária

americanos descobrem a muamba com guerra tarifária


O Estados Unidos viram suas grandes metrópoles industriais, como Detroit, entrarem em crise com a mudança de parcela da produção fabril para México e Ásia.

A estratégia é conhecida como substituição de importação e foi tentada no Brasil e no restante da América Latina entre as décadas de 1940 e 1980, sem sucesso.

“Ao menos no Brasil, com o êxodo da população rural para as cidades, houve um aumento dos índices da eficiência econômica. Nos EUA, nem isso acontecerá”, afirma Canuto.

Para satirizar a Casa Branca, chineses inundaram a internet com memes de homens brancos de meia-idade, obesos, sentados em máquinas industriais antigas, com um cachorro-quente na mão e um tênis na outra.

“É uma fantasia tentar voltar àquela indústria manufatureira de 30 anos atrás. Uma fantasia bem vendida e que colou, mas que deve levar a economia americana a ser menos produtiva, gerando inflação“, avalia Canuto.

Segundo ele, a dor provocada pelas tarifas de Trump ainda mal começou e deve se intensificar com o passar dos meses.

O cenário pode ainda se agravar se, como ameaça, o governo distribuir nova rodada de tarifas aos parceiros europeus ou a qualquer outro país.

Canuto diz que vendedores chineses tentarão converter seus produtos de “made in China” em “made in Mexico” –ou em “made in qualquer outro lugar para escapar de tarifas”.





FONTE

Google search engine