Em latim, a palavra Anima significa “a alma”, ou seja, a força vital que habita o corpo. Em Cuiabá, este é também o nome de um salão de beleza que propõe muito mais que cortes e colorações: é um espaço de expressão criativa, acolhimento, autoestima e, acima de tudo, da realização de um sonho. A frente do espaço está o cabeleireiro Sérgio Lima, que decidiu transformar uma trajetória de oito anos de especialização e experimentação em um sonho concreto: o próprio salão, que fica no bairro Pico do Amor, na capital.
Leia também
Restaurante italiano que funciona em imóvel antigo no Centro Histórico comemora 2 anos com menu especial
Aberto em abril de 2025, o Salão Anima carrega uma identidade única, construída com referências à mitologia romana, à história da arte, à cultura pop, ao rock e à diversidade cuiabana. Tudo isso traduzido em um ambiente especial.
Não por acaso, os tratamentos capilares no Anima têm nomes que evocam divindades e símbolos romanos. O cliente pode sair de lá com o “Poder de Júpiter”, a “Sabedoria de Minerva”, a “Graça de Vênus” ou a “Luz de Apolo”. A proposta é reforçar que beleza também é narrativa e que cada um pode protagonizar a sua.
“Ao longo da minha trajetória vi vários salões apostando em luxo e exclusividade, mas no fundo, todos são muito parecidos. Eu queria outra coisa: um espaço onde as pessoas se sentissem acolhidas, representadas, elevadas. Onde o cabelo fosse só o começo de um processo mais profundo”, resume Sérgio.
Do IFMT à independência
O interesse de Sérgio Lima por cabelos surgiu ainda no ensino médio, quando ele estava no curso técnico integrado de Telecomunicações, no IFMT. Era 2016, e ele observava o movimento crescente de mulheres que abandonavam alisamentos para assumir os fios naturais. Inspirado, decidiu estudar a área e, no ano seguinte, começou o curso de cabeleireiro no Instituto Embelleze, em Cuiabá.
Ainda estudando, Sérgio começou a trilha sua trajetória no mercado da beleza e construiu uma história sólida, passando por salões como Condessa, Satomi, Crisálida e Juni Lima., estes dois últimos também referências quando o tema são os cabelos naturais (crespos e cacheados). Mas foi em viagens a Fortaleza e São Paulo que Sérgio entendeu a pluralidade de estilos e identidades que um salão pode acolher. Investiu em cursos de especialização em coloração e cortes para cabelos cacheados, coloridos, ruivos e loiros, uma expertise que se tornou sua marca.
“Sempre gostei de ousadia e de cor, mas também percebi que minha clientela era muito diversa. Atendo de bebês no colo a senhoras. Meu trabalho é sobre ouvir, entender e traduzir quem a pessoa é no espelho”, conta.
“O salão mais legal de Cuiabá” – A ideia do Salão Anima surgiu ainda em 2018, quando Sérgio foi inspirado por espaços alternativos em Fortaleza (CE), onde morou. Com o tempo, a ideia amadureceu. Em vez de um salão para nichos, Sérgio quis um lugar para todos. A decoração, segundo ele, reflete essa mistura: referências históricas convivem com rock, toques regionais, arte urbana e elementos clássicos.
“Veio daí o slogan “o salão mais legal de Cuiabá”, porque eu queria um espaço realmente diferente, que fosse além de mais uma frase de efeito: meu slogan é meu norte. Meu espaço é “legal” no sentido de acolhedor, criativo, diverso. Legal para os profissionais que trabalham e legal para os clientes que chegam. Quero que as pessoas se sintam bem-vindas e únicas aqui dentro”, diz Sérgio.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Anima Salão de Beleza (@salaoanima)