Após o vendaval que destruiu as arquibancadas do Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo MT, o Ministério Público do Estado (MPE) pediu a realocação imediata do público no treino e corrida de Stock Car, marcados para sexta-feira (14) e sábado (15). Quatro pessoas ficaram feridas no incidente ocorrido na noite desta quinta (13).
Leia mais: Coronel dos Bombeiros confirma que menina quebrou o braço com queda de cobertura de arquibancada
O órgão ministerial confirmou à reportagem o pedido de suspensão, feito apontando que a falta de estrutura adequada pode colocar em risco o público no local. Segundo o promotor André Luís de Almeida, a realocação do público não resultaria em prejuízos financeiros. No pedido, requer ainda a apresentação de um laudo técnico que comprove a estabilidade das estruturas, a ser emitido pelo Corpo de Bombeiros ou por outro órgão competente.
Além disso, pleiteou a realização de todas as medidas necessárias, incluindo eventual realocação do público, visando garantir a segurança dos expectadores, trabalhadores e participantes do evento. Em caso de descumprimento, quer multa diária de R$ 80 mil, a ser revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, em caso de descumprimento da decisão.
O incidente ocorreu por volta das 22h de quinta-feira (13), durante o reconhecimento de pista da Stock Car na 10ª etapa do Campeonato Brasileiro, quando a lona de uma arquibancada e a cobertura de outra se desprenderam. Quatro pessoas ficaram feridas – três levemente e uma com corte mais profundo, mas sem risco.
Equipes do Governo do Estado e da organização iniciaram, na manhã desta sexta-feira (14), os trabalhos de perícia e remoção das estruturas.
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o Autódromo Internacional recebe neste fim de semana sua primeira prova oficial da BRB Stock Car Pro Series. O traçado cuiabano será a 23ª pista diferente a sediar uma etapa da categoria ao longo de 46 anos. O circuito foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), além de parâmetros das confederações brasileiras.
Com 4.500 metros no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista tem 13 curvas e duas grandes retas — a principal, com 670 metros, e a oposta, com 750. A inauguração da pista iluminada está prevista para as 17h desta sexta-feira.





