Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira 12 perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. Ainda não há informações sobre vítimas.
Em comunicado, a Direção Geral de Aviação Civil (DGCA, na sigla em inglês) identificou a aeronave como um Boeing 787 com matrícula VT-ANB, que operava o voo AI-171 com destino a Londres-Gatwick. Dois pilotos, 10 tripulantes de cabine e 230 passageiros estavam a bordo.
A companhia aérea confirmou as nacionalidades de 230 ocupantes: 169 indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e um canadense.
O voo AI-171 partiu de Ahmedabad com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Segundo fontes citadas por diversos canais de televisão indianos, o Boeing 787-8 Dreamliner caiu minutos após a decolagem.
A aeronave era pilotada pelo capitão Sumeet Sabharwal, um experiente piloto instrutor com 8.200 horas de voo, acompanhado pelo primeiro oficial Clive Kundar, com 1.100 horas de experiência, segundo o órgão regulador.
“O voo AI171 esteve envolvido em um incidente hoje. No momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos novas atualizações o mais breve possível”, afirmou a Air India.
De acordo com o relatório dos controladores de tráfego aéreo, a aeronave decolou da pista 23 às 13h39 (horário local, 5h09 no horário de Brasília). Após o chamado de socorro, a aeronave não respondeu às comunicações e caiu no solo, onde em seguida subiu uma densa coluna de fumaça preta.
Imagens de emissoras de televisão locais mostram destroços em chamas, com uma fumaça preta subindo para o céu perto do aeroporto. Vídeos mostram pessoas sendo transportadas em macas e ambulâncias.
Bombeiros e equipes médicas foram enviados com urgência ao local para iniciar as operações de resgate, de acordo com a imprensa local.
O ministro-chefe do estado de Gujarat, Bhupendra Patel, expressou sua “profunda angústia” com o acidente e disse ter ordenado a criação de um “corredor verde” para a transferência urgente dos feridos para hospitais.
Da mesma forma, o ministro do Interior da Índia, Amit Shah, garantiu o “total apoio do governo central” e o envio de equipes da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) para auxiliar nos esforços de resgate.
(Com informações da Deutsche Welle e da AFP. Texto em atualização.)