Início MATO GROSSO BOMBEIROS

BOMBEIROS


O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quinta-feira (22.1), a segunda reunião institucional para apresentação do sistema Fireloc, reunindo representantes de unidades hospitalares e shoppings centers de Cuiabá e Várzea Grande.

A iniciativa dá continuidade às ações de divulgação da ferramenta, um sistema que integra as centrais de alarme de incêndio das edificações diretamente às centrais operacionais do CBMMT e ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A tecnologia permite o envio automático de informações em caso de acionamento, como a localização exata da edificação e dados técnicos previamente cadastrados, o que contribui significativamente para a redução do tempo de resposta das equipes, além de fortalecer a prevenção e agilizar o atendimento a ocorrências de incêndio, especialmente em edificações de grande circulação de pessoas.

As reuniões foram realizadas no Comando Geral do CBMMT e ocorreram em dois períodos. Pela manhã, a apresentação da ferramenta foi direcionada a representantes de hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. Já no período da tarde, o encontro reuniu membros de cinco shoppings centers dos dois municípios.

Durante as reuniões, foram detalhadas as funcionalidades do sistema e os benefícios da adesão, especialmente para ambientes considerados sensíveis, como hospitais, que concentram pacientes com mobilidade reduzida, e shoppings, que registram grande fluxo diário de pessoas.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, o Fireloc representa um avanço tecnológico relevante na área de prevenção e resposta a emergências no Estado.

“Esse é um sistema inovador em Mato Grosso, que vai permitir ao Corpo de Bombeiros oferecer um atendimento muito mais ágil e eficiente. Nosso objetivo é ampliar essa implantação para outras áreas, como residências multifamiliares e o comércio, garantindo mais segurança para toda a população”, afirmou.


O comandante-geral destacou ainda que a implantação teve início em edificações consideradas prioritárias, como hospitais e shoppings centers, locais com grande circulação de pessoas, incluindo pacientes com mobilidade reduzida.

“Tivemos um retorno muito positivo dos representantes dos hospitais e dos shoppings, que compreenderam a importância do sistema e reconheceram o pioneirismo da corporação ao implementar uma tecnologia que torna o serviço de emergência mais ágil e eficaz para todos”, completou o comandante-geral.

 

A diretora do Hospital H-Bento, Luestania Nogueira, também destacou os benefícios da ferramenta para a segurança hospitalar.

“Esse sistema traz uma agilidade fantástica e representa um avanço importante para garantir mais segurança aos pacientes e aos colaboradores. Além de proteger vidas, o processo contribui para a redução de custos e prejuízos às instituições, já que uma resposta mais rápida ajuda a diminuir os danos e torna o atendimento muito mais eficaz”, ressaltou.


O coordenador de manutenção do Shopping 3 Américas, Fábio Lourenço de Moraes, afirmou que o encontro foi proveitoso e representa o início do processo de integração entre as edificações e o CBMMT.

“Com essa integração, será possível otimizar o tempo de resposta das equipes na resolução de sinistros, por meio do uso da tecnologia na comunicação dos sistemas de combate a incêndio com o centro de operações. Isso permitirá o monitoramento contínuo pelo órgão do Estado, contribuindo para a preservação da vida e do patrimônio”, falou.


A primeira apresentação do sistema ocorreu no início de janeiro, voltada a unidades hospitalares, e faz parte de um conjunto de ações do CBMMT para ampliar o conhecimento sobre a ferramenta e incentivar sua implementação em edificações estratégicas. A nova rodada de reuniões reforça o compromisso da corporação com a modernização dos serviços, o uso da tecnologia na prevenção de incêndios e a proteção da vida e do patrimônio.

O CBMMT segue promovendo encontros e orientações técnicas para apresentar o Fireloc a diferentes segmentos, consolidando o sistema como uma importante ferramenta de apoio às ações de prevenção e resposta a emergências em Mato Grosso.



FONTE

Google search engine