A quarta-feira (10/9) será marcada por diferenças e contrastes climáticos no território brasileiro. A permanência de uma massa de ar polar no Sul do país mantém as temperaturas baixas e traz a possibilidade de geada em pontos da região, como a serra gaúcha, o interior catarinense e o sul do Paraná. Durante o dia, os termômetros sobem, mas a amplitude térmica será grande, principalmente nas capitais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Curitiba (PR) terá uma quarta-feira de Sol, com poucas nuvens, mas os termômetros podem flutuar entre 8°C e 26°C.
Em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), o céu também deve permanecer aberto, mas a variação de temperatura deve ser menor. A previsão de mínima e máxima é de 9°C e 22°C, para a capital gaúcha, e de 13°C e 20°C, para a capital catarinense.
Na região central do Brasil, o dia será marcado pelo calorão. As altas temperaturas e a baixa umidade seguem firmes, com exceção do extremo noroeste de Mato Grosso, onde o céu deve amanhecer repleto de nuvens carregadas.
No resto do estado, em Goiás e Mato Grosso do Sul, a temperatura deve chegar perto dos 40°C, com índices de umidade em níveis críticos. O dia mais quente da região deve ser registrado em Cuiabá (MT), onde a previsão de mínima e máxima é de 23°C e 41°C.
No Sudeste, o sol predomina, com ventos moderados e temperaturas mais agradáveis no leste paulista e em partes do Rio de Janeiro. Já o interior de São Paulo e de Minas Gerais enfrentam calor intenso, com máximas acima de 35°C e umidade abaixo de 12%.
No Nordeste, o tempo será majoritariamente seco, com Sol forte no interior e calor em toda a região. Pancadas rápidas e isoladas de chuva ainda podem ocorrer entre o litoral norte da Bahia e Pernambuco. Nos estados do Maranhão, Piauí, além do oeste da Bahia, o calor deve ser intenso, com baixos índices de umidade durante a tarde.
Na Região Norte, instabilidades seguem ativas sobre Amazonas, Acre, oeste paraense e Roraima, com risco de chuva forte ao longo do dia. Em Rondônia, as precipitações serão isoladas, enquanto Amapá, Tocantins e parte do Pará permanecem com Sol, calor e baixa umidade.