Nesta sexta-feira (30/1), a previsão é de instabilidades em grande parte do Brasil e formação de ciclone extratropical no litoral da Região Sudeste. O fenômeno, combinado com os cavados meteorológicos, calor e umidade, deve fevorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Confira a previsão de acordo com as regiões:
Região Sul
Segundo o Climatempo, o litoral é marcado por momento de chuvas fracas devido à influência do mar. No entanto, no litoral e no leste do Paraná e de Santa Catarina as pancadas ocorrem com maior intensidade e, ao longo do dia, podem piorar devido ao ciclone extratropical perto da costa de São Paulo.
Há previsão de chuva também nas regiões norte, nordeste, interior e boa parte do leste do Paraná e de Santa Catarina e também no leste do Rio Grande do Sul.
No oeste da Região Sul, a chuva fraca alterna com períodos de sol.
Região Sudeste
O dia amanhece com instabilidades climáticas em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no oeste e sul de Minas Gerais, com chuva de moderada a forte. A formação de um ciclone extratropical somado à baixa pressão no litoral provoca o aumento da chuva no leste, litoral e sul de São Paulo, além do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais há risco de temporais.
No oeste e centro-sul do Espírito Santo, a chuva também pode ser forte, mantendo o tempo fechado.
Em boa parte da Região Sudeste, as temperaturas caem, enquanto no oeste paulista, Triângulo Mineiro, norte, nordeste e leste de Minas, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro o calor predomina.
Região Centro-Oeste
No leste de Mato Grosso do Sul, no norte e sul de Goiás e em áreas de Mato Grosso o dia já começa com chuva moderada a forte e persiste ao longo do dia. Entre o fim da manhã e o ínicio da tarde, a chuva se espalha pelo Centro-Oeste e há risco de temporais em Goiás.
Até a parte da noite, o clima melhora em algumas áreas, mas permanece instável em Goiás, no noroeste, leste e interior de Mato Grosso e no centro, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.
Em boa parte da região, as temperaturas seguem altas.
Região Nordeste
Na metade sul do Piauí, no Ceará e no norte da Bahia há presença de chuvas, que se espalham para a metade sul do Maranhão, Ceará e oeste da Bahia, com risco de temporais.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo nublado e chuvoso no litoral norte do Nordeste. Já o litoral norte da Bahia e o sul de Sergipe, a chuva ocorre de forma moderada, ocorrendo de forma mais fraca no Rio Grande do Norte.
Nass demais áreas, o tempo é mais agradável e com menos chuva.
Região Norte
Há chuva forte, com risco de mais instabilidade ao longo do dia, no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre. Tocantins, principalmente na região sul do estado, apresenta pancadas mais intensas.
Temporais podem atingir Amazonas, no norte e oeste de Rondônia, no Acre, no sul do Tocantins e no oeste de Roraima.
Devido à aproximação da ZCIT, o Amapá apresenta mais chances de chuvas ao longo do dia.





