De portas abertas à comunidade, as novas creches – como são conhecidas – ofertam quase 500 vagas às crianças de 0 a 3 anos
Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), ‘Sonja Margarida Melo’ e ‘Professora Dalva Galdino de Barros’, recém-inaugurados pela prefeitura de Várzea Grande, deram início hoje (9), ao ano letivo de 2026. De portas abertas à comunidade, as novas creches – como são conhecidas – ofertam quase 500 vagas às crianças de 0 a 3 anos, sendo 240 cada uma.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Igor Cunha, acompanhou, o início das aulas do CMEI, ‘Sonja Margarida Melo’, localizado na região do Marajoara. O gestor, juntamente com a diretora da unidade, Gisele Cristine de Campos Xavier, deram as boas-vindas às crianças e aos pais de alunos. Com uma estrutura moderna e funcional, o CMEI tem capacidade para 240 crianças de 0 a 3 anos.
A diretora Gisele Xavier disse que os pais de alunos estavam ansiosos pelo início das atividades e que muitos deles foram na unidade na semana passada para certificar a data da abertura dos trabalhos. “Constatamos a alegria e a tranquilidade dos pais e responsáveis em nos entregar o seu bem maior. O Centro Infantil foi projetado para atender as crianças com toda a segurança e era uma antiga demanda da região”, informou.
A diretora destacou ainda que esta primeira semana é de extrema importância tanto para os pais, quanto para as crianças, porque é um momento de adaptação. “É um período em que a criança estará se ajustando a um ambiente novo e desconhecido e longe dos pais, mas estamos aqui para acolher a todos os pequenos, com carinho e dedicação”.
O ano letivo teve início no Município no dia 6 de fevereiro, porém, os CMEIs ‘Sonja Margarida Metelo’ e ‘Professora Dalva Galdino de Barros’ – inaugurados em dezembro do ano passado – necessitam de alguns ajustes.
O PROJETO – As creches eram projetos lançados há mais de uma década, como o CMEI ‘Sonja Metelo’, que estava cadastrado no sistema do MEC do governo federal desde 2012. Já o outro CMEI, havia sido lançado em 2020, mas somente em 2025 foi entregue.
Apenas no primeiro ano de gestão, a prefeita e o vice entregaram três novas creches, sendo a maior parte delas, obras destravadas já nos primeiros meses de 2025. Somente as CMEIs entregues em dezembro somam investimentos de mais R$ 5 milhões.
Ambas as unidades infantis contam com 10 salas de aulas, 1 sala multifuncional, 2 berçários, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado, depósito e parque infantil, oferecendo uma estrutura completa para o desenvolvimento integral das crianças. As duas unidades foram entregues no final de dezembro pela prefeita Flávia Moretti e pelo vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves e possuem padrão “Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.
“Todas as unidades da Rede Municipal estão em pleno funcionamento e os trabalhos serão realizados de acordo com o cronograma e planejamento elaborado para o ano de 2026”, completou o secretário Igor Cunha.
Galeria de Fotos
(3 fotos)





