O governo deve ampliar de forma significativa o modelo de escolas cívico-militares a partir do próximo ano. Atualmente, o Estado conta com 105 unidades em funcionamento, que já atendem cerca de 30% dos estudantes da rede estadual, segundo balanço apresentado pelo secretário de Educação, Alan Porto.
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De acordo com o secretário, a meta para 2026 é mais do que dobrar esse número, com a implantação de até 100 novas escolas cívico-militares, consolidando o modelo como uma das principais apostas da gestão na área educacional.
“Chegamos a 105 escolas cívico-militares neste ano. Isso significa que quase um terço dos nossos estudantes já está inserido nesse formato. Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais”, afirmou.
Para viabilizar a expansão, o Estado deve lançar, nos próximos dias, um processo seletivo para recrutamento de profissionais da reserva das forças de segurança e das Forças Armadas, incluindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica. O recrutamento será conduzido pelas corporações e contará com critérios rigorosos.
“Esses profissionais passam por uma avaliação da vida funcional e também por formação na área educacional antes de entrarem no ambiente escolar”, explicou Alan Porto.
Segundo o secretário, as escolas cívico-militares seguem um regimento próprio, mas mantêm a gestão pedagógica sob responsabilidade de diretores civis e professores da rede. A atuação dos militares ocorre de forma complementar, principalmente no fortalecimento da disciplina e da convivência escolar.
“O diretor continua sendo um professor, um civil, responsável pelos resultados pedagógicos e administrativos. A equipe cívico-militar vem para somar, especialmente na disciplina, no respeito às regras e na organização do ambiente escolar”, destacou.
Embora ainda esteja em fase inicial de avaliação, o secretário afirmou que os primeiros resultados já são considerados positivos, especialmente na melhoria do clima escolar.
“Não vou dizer que são resultados excelentes, porque ainda temos uma caminhada pela frente, mas são resultados bons e significativos, principalmente do ponto de vista da disciplina. Isso é percebido em conversas com estudantes e professores”, disse.
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