Início FINANÇAS Com afeto e parceria, cresce o número de negócios entre pais e...

Com afeto e parceria, cresce o número de negócios entre pais e filhos


IBGE aponta que 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar e empregam 75% da mão de obra no país

 

O vínculo familiar está cada vez mais presente no mundo dos negócios. Em um cenário em que valores como confiança, propósito e legado ganham espaço nas decisões empreendedoras, parcerias entre pais e filhos se consolidam como uma tendência em ascensão no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas têm perfil familiar. Elas empregam 75% da mão de obra no país e respondem por mais da metade do PIB nacional.

Segundo Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising, o vínculo familiar pode ser uma vantagem estratégica nos negócios, mas também traz desafios ao empreendimento. “Nas empresas familiares é comum que os conflitos pessoais se misturem aos profissionais, exigindo maturidade para lidar com as dificuldades do dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, o consumidor não se conecta apenas com o CNPJ, e sim com a história por trás do negócio. Quando pai e filho empreendem juntos, ou quando há o envolvimento de diferentes gerações mantendo um legado, isso cria uma conexão genuína com o público”, comenta Barreto.
A passagem de mais um Dia dos Pais, histórias de empreendedores que dividem não só o dia a dia, mas também os sonhos com seus filhos, mostra que é possível unir afeto e estratégia na construção de empresas sólidas e cheias de significado.

Conheça 4 cases inspiradores de negócios tocados entre pais e filhos:

Pessoal e profissional

Unir forças na vida pessoal e profissional tem sido a chave para o sucesso de Valdir Gonçalves Ferreira, 56 anos, e seu filho Renald Aparecido Fernandes Ferreira, 35. Juntos, eles decidiram empreender no segmento de mercados autônomos ao abrirem uma unidade do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, em São Paulo, aproveitando a complementariedade de perfis. Valdir, aposentado e com tempo disponível, assumiu a operação e o abastecimento das lojas, enquanto  Renald, ex-bancário, ficou responsável pela gestão financeira e tecnológica do negócio.
Hoje, a dupla administra três PDX ativos e mantém um faturamento médio de R$ 10 mil, com expectativa de chegar a R$ 45 mil nos próximos meses.  A maior conquista foi tirar o primeiro ponto do papel, um desafio repleto de aprendizados.
A rotina é dividida com organização e clareza de funções, e o bom relacionamento entre pai e filho garante um ambiente de trabalho harmônico e produtivo.
Celebrar o Dia dos Pais como sócios representa, para eles, o fortalecimento de um vínculo baseado em confiança, respeito e parceria. “Aproveitem ao máximo a oportunidade de estarem juntos”, aconselham os empreendedores, que acreditam que os valores
familiares são um diferencial poderoso para o sucesso da franquia.

 

Fora e na empresa

Empreender juntos e fortalecer o vínculo dentro e fora da empresa. Essa é a missão de Anderson Clayton de Souza, 43 anos, e seu filho Gabriel Albernaz de Souza, 22, sócios em três unidades da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país.
Após duas décadas trabalhando no setor financeiro de grandes empresas, Anderson decidiu empreender e, há cinco anos, abriu a primeira unidade em Erechim (RS). Meses depois, com o crescimento da operação, Gabriel passou a integrar o time, trazendo gás novo para o atendimento ao cliente e para os serviços técnicos, como a limpeza de vidros, que realiza ao lado do pai.
Com rotinas intensas e convivência diária, os dois enfrentam o desafio de separar o profissional do pessoal, mas compartilham aprendizados, parceria e confiança mútua. “É um privilégio poder crescer e trabalhar com meu filho. Se tiver essa chance, aproveite, porque é muito gratificante”, diz Anderson.

 

Mais unidades

Foi em meados de 2020, depois da pandemia da Covid-19, quando teve que fechar as portas do seu primeiro restaurante, que Gabriel Daniel Medeiros, hoje com 38 anos, decidiu abrir um delivery de comida no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Na época, Gabriel,
em parceria com o pai, Moacyr de Franco Medeiros, 79, optou por investir na marca de um amigo de longa data, Arnaldo Di Blasi.( foto em destaque)
Assim, começou a jornada de Gabriel com a Di Blasi Pizzas, rede de pizzarias referência no mercado de delivery. Para pai e filho, empreender juntos é sinônimo de sucesso. “Meu pai me ajudou desde o começo, tanto com os investimentos quanto na gestão do empreendimento, e isso trouxe vantagens porque, além da nossa relação de amizade, um completa o outro nos negócios. Meu pai é engenheiro aposentado e gosta de números, então curte essa parte da gestão, enquanto eu sou mais da área da comunicação, gosto de viver o dia a dia da loja, dos clientes e de estar sempre presente na operação”, conta Gabriel.
Ele garante também que, em parceria com o pai, pretende abrir mais unidades da rede. “Se for possível administrar com excelência e participação ativa, não consigo dizer quantas, mas o céu é o limite”, finaliza.

 

Propósito e gestão

Unindo paixão pelo esporte e espírito empreendedor, Renato Emediato de Souza (63) e o filho, Nathan Filgueiras Emediato (38), inauguraram, em maio de 2025, uma unidade Fast Tennis, rede de academia de tênis, em Belo Horizonte (MG).
Empresário há três décadas, Renato viu na franquia a oportunidade de investir em algo que já fazia parte da rotina familiar, enquanto Nathan, com longa relação com o tênis, assumiu a gestão.
“Superar custos imprevistos e encontrar o ponto certo foram os primeiros grandes testes, mas o verdadeiro aprendizado veio da convivência familiar nos negócios. Muita gente acredita que trabalhar com a família é mais fácil. Não é. O que faz a diferença é ter coragem para dialogar, respeitar o espaço de cada um e aprender a ouvir. Se não houver respeito, não existe parceria. E se não acreditar que pode transformar vidas gerando emprego e renda, melhor nem começar”, reflete Renato.
A experiência que começou nas quadras agora se consolida como uma parceria de afeto, propósito e gestão inteligente.



FONTE

Google search engine