Início NACIONAL Com urgência, MPF quer informações sobre vazamento na Foz do Amazonas

Com urgência, MPF quer informações sobre vazamento na Foz do Amazonas


O Ministério Público Federal (MPF) pediu informações ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Petrobras sobre o vazamento do fluido de perfuração que ocorreu no domingo (4/1), na bacia da Foz do Amazonas.

Em ofício enviado nessa terça-feira (6/1), o MPF requisita que, com urgência, Ibama e a Petrobras prestem informações sobre o fato e encaminhem ao órgão documentos sobre o assunto.

“A medida foi adotada no âmbito do inquérito civil instaurado em 2018 para apurar a regularidade do licenciamento ambiental do Ibama relativo ao empreendimento da Petrobras”, diz o MP.

Segundo a Petrobras, o incidente foi identificado durante uma operação de rotina, quando a equipe da plataforma percebeu a queda no nível do fluido de perfuração nos tanques, indicando perda do material. Após inspeção inicial sem anormalidades visíveis na superfície, um ROV (robô submarino operado remotamente) foi acionado.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Petrobras informou que a perda do fluido ocorreu em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a, aproximadamente, 175 quilômetros da costa do Amapá.

Segundo a empresa, o problema foi imediatamente contido e isolado, e as linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo.

A Petrobras destacou, ainda, que não há problemas com a sonda nem com o poço, que permanecem em condições seguras de operação. “A ocorrência não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”, detalhou a Petrobras.



FONTE

Google search engine