Início NACIONAL “Estamos no núcleo dos advogados fofos”, diz defensor de réu ao STF

“Estamos no núcleo dos advogados fofos”, diz defensor de réu ao STF


O advogado Melillo Nascimento, que representa Carlos Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal (IVL), disse, em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), que está “no núcleo dos advogados fofos” no julgamento da suposta trama golpista contra a eleição de Lula (PT) em 2022.

A fala ocorreu após depoimento dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica na gestão de Jair Bolsonaro (PL), em ação que apura a conduta dos réus no núcleo 4, chamado de núcleo da desinformação da trama.

Depois das perguntas dos advogados, da Procuradoria-Geral da República e de conversas menos calorosas das que ocorreram nos depoimentos das testemunhas de acusação, nesta segunda-feira (15/7), a juíza intrutora do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, Luciana Sorrentino, afirmou que os advogados no núcleo 4 são “menos agressivos”.

Com a palavra, Melillo ressaltou: “Estamos no núcleo dos advogados fofos. Podemos oferecer essa experiência aos nossos colegas, claro, respeitando a conduta de cada um”. O defensor, então, sugeriu que a audiência seja tratada com a “leveza que o assunto requer”.

O STF apura em ações penais, divididas em 5 núcleos, a suposta tentativa de um golpe de Estado. Segundo a PGR, os integrantes do núcleo 4 atuaram em frentes estratégicas de desinformação, com o intuito de minar a credibilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral, além de pressionar as Forças Armadas a se envolverem no plano golpista.

Eles são acusados dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Nesta terça-feira (15/7), Freire Gomes e Baptista Jr., ex-comandantes de duas Forças na gestão Bolsonaro coloboraram com depoimentos como testemunhas.



FONTE

Google search engine