Início NACIONAL Ex-soldado gaúcho que lutou na 2ª Guerra Mundial morre aos 103 anos

Ex-soldado gaúcho que lutou na 2ª Guerra Mundial morre aos 103 anos


Nesta segunda-feira (14/7), faleceu em Porto Alegre (RS) o ex-combatente Elmo Diniz, aos 103 anos. O capitão reformado do Exército fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

O Comando Militar do Sul (CMS) emitiu uma nota lamentando a perda do veterano. Segundo o comunicado, Elmo era uma pessoa de muita lucidez e bondade, que compartilhava seus conhecimentos com todos ao seu redor, deixando uma lembrança viva na memória daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.

De acordo com a declaração de óbito, a causa foi morte súbita de origem cardíaca.

Quem era ex-combatente

Elmo nasceu em Cruz Alta, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele entrou para o Exército em 1939 e, cinco anos depois, já morando em Porto Alegre, foi convocado para integrar os soldados da FEB enviados à Itália.

Durante sua atuação na Europa, ele era responsável por levar uniformes e outros materiais para as tropas no front. Permaneceu no Exército até 1962, quando se aposentou como capitão.

Na casa em Porto Alegre onde morava com a esposa, Elmo criou, em 2024, um espaço especial para exibir fotos, medalhas, canetas e homenagens que recebeu após retornar da Itália. O local costumava receber visitas, principalmente de estudantes do Colégio Militar.

O velório ocorrerá no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda na terça-feira (15/7), das 9h às 11h.

Leia a nota do CMS na íntegra:





FONTE

Google search engine