Início GERAL Fernando Maggi, sócio de gigante do agro, investe em mineradora de ouro...

Fernando Maggi, sócio de gigante do agro, investe em mineradora de ouro em MT



O empresário Fernando Maggi Scheffer, sócio da gigante agrícola Bom Futuro, está investindo na exploração de ouro em Mato Grosso, apurou o InvestNews. Ele se associou aos empresários Dyogo Augusto Machado e Valdinei Mauro de Souza para criar a Buriti Mineração, empresa que irá atuar em áreas já licenciadas em Poconé, no sul do Estado.

Leia também
Fagundes diz que respeita posição de Abilio contra MDB, mas sinaliza que vai buscar aliança: ‘em SP existe’

A nova mineradora será controlada em partes iguais: 50% por Scheffer e Machado, executivo com forte atuação no setor do agronegócio, já passou pelo Grupo Scheffer e por multinacionais como FMC, Syngenta e UPL. Os outros 50% serão de Souza, que é dono dos direitos minerários e responsável por iniciar o projeto. O negócio ainda depende de aval do Cade.

No primeiro trimestre de 2025, o setor mineral brasileiro viu o faturamento com ouro dobrar, saltando de R$ 4,6 bilhões para R$ 9,3 bilhões, o que representa um crescimento de 101%. Mato Grosso, hoje o terceiro maior produtor nacional do metal, teve uma expansão ainda mais marcante: um aumento de 60% no faturamento com ouro nesse mesmo período.

Embora o Grupo Bom Futuro não participe formalmente da operação, a presença de Scheffer — um dos principais nomes da família Maggi Scheffer, com mais de três décadas no agro — sinaliza um movimento de diversificação de capital em direção ao setor mineral.

Fora dos negócios, o empresário também cultiva outra paixão: é piloto amador de autocross, modalidade de rali disputada em pistas de terra. Atualmente, ele é presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso (Faemt).

O Bom Futuro, comandado por ele e seus irmãos Eraí e Elusmar — primos do ex-ministro Blairo Maggi —, é um dos maiores grupos agrícolas do país, com mais de 650 mil hectares cultivados e presença em segmentos como energia, pecuária, sementes e logística.
 



FONTE

Google search engine