O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, neste domingo (10/8), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um “preso político”. A declaração foi dada numa rede social, momentos antes de chegar ao condomínio onde mora o ex-mandatário, em Brasília, para celebrar o Dia dos Pais. Outro filho, o vereador de Balneário Camboriú (SC) Jair Renan (PL), também está no local.
Num vídeo publicado em seu perfil, Flávio faz uma mensagem que seria direcionada a Bolsonaro, que está em prisão domiciliar e impedido de usar redes sociais. As medidas restritivas foram impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“Você virou um preso político, mas nos ensinou a ter fé, força e lealdade. Nenhuma foto eu vou poder botar com você hoje. Mas, em algum momento, espero muito em breve que você veja este vídeo”, diz Flávio na gravação.
O ex-presidente teve as medidas restritivas impostas porque é alvo de um inquérito que investiga a atuação de outro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. Ele está no país articulando sanções do governo Donald Trump contra o Brasil, para pressionar o STF a abandonar a ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, na qual o ex-mandatário é réu.
“Desejo muita força, muita saúde e muita sabedoria. Eu achava que não poderia te ver, te dar um abraço hoje, no dia dos pais. Até porque, pouquíssimos dias atrás, a gente estava proibido de se ver. O Eduardo, por enquanto, também ainda não vai poder te ver. Porque, infelizmente, nós não estamos num país onde a democracia é plena”, afirmou Flávio.
Ele chegou ao condomínio do pai por volta das 12h do domingo, sem falar com a imprensa. Bolsonaro, além da prisão domiciliar para inibir qualquer possibilidade de fuga, também tem visitações limitadas à família. Outras pessoas que queiram vê-lo precisam pedir autorização a Moraes.